Panicum virgatum
O Panicum virgatum é uma gramínea, pertence à família Poaceae, nativo da América do Norte, perene, rizomatosa, perene, cresce de 90-1,80 cm de altura e 60-90 cm de largura, mas pode alcançar 2,13 cm de altura.
.
Descrição
É uma gramínea formadora de touceiras que forma um aglomerado ereto e estreito.
Folhas estreitas, alongadas, em formato de lâmina, geralmente de cor verde-oliva, verde-azulado ou azul-metálico, com uma nervura central proeminente.
No outono, a folhagem muda para tons de amarelo, dourado ou marrom-amarelado, fornecendo cor ao jardim de inverno.
Inflorescências em panículas bem desenvolvida que erguem-se de 30 a 60 centímetros acima da folhagem e criam um efeito de nuvem. As flores são rosa, roxo-claro ou douradas, desbotando para um tom bronzeado no outono, com as cabeças das sementes durando até o inverno. Surgem do final do verão até o outono.
As sementes têm 3 a 6 mm de comprimento e até 1,5 mm de largura e são desenvolvidas a partir de uma espigueta de flor única.
O Panicum pode ser usado em qualquer estilo de jardim, é um elemento versátil de design paisagístico, adicionando cor, textura e movimento em todas as estações do ano a canteiros, bordaduras e vasos.
.
Cuidados com o Panicum
Clima: Temperado.
Cultivada a pleno sol, onde apresenta sua melhor forma, porém, tolera a meia sombra.
Se adapta à maioria dos solos, incluindo solos secos, mas prefere solos úmidos, arenosos ou argilosos. Solo muito rico pode causar a queda das plantas.
As regas devem ser regulares, até que as plantas se estabeleçam. É tolerante a seca e também tolera solos úmidos. Para um crescimento ideal, mantenha o solo uniformemente úmido, mas não encharcado.
A grama precisa de pouco ou nenhum fertilizante suplementar. Solo com muito nutriente pode fazer com que as plantas morram.
Do final do inverno ao início da primavera, cortar a folhagem velha rente ao solo.
O Panicum virgatum deve ser dividido a cada poucos anos, pois o centro da planta pode morrer, isso também aumentará o vigor da planta. Divida na primavera para permitir que as raízes se estabeleçam durante a estação de crescimento.
.
Usos
É usado principalmente para conservação do solo, produção de forragem, cobertura de solo, como gramíneas ornamentais, em projetos de remoção de contaminantes em solo, água e ar, para biosequestro de dióxido de carbono atmosférico e, mais recentemente, como cultura de biomassa para etanol e butanol.
.
Planta Tóxica
Esta grama é usada como ração para gado, mas pode ser tóxica para cavalos, cabras e ovelhas.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por divisão da planta.
.
.
.



