FolhagensPlantas Carnívoras

Pinguicula – Plantas Carnívoras

Pinguicula - Plantas Carnívoras

.

Pinguicula é um gênero de plantas carnívoras, pertence a família Lentibulariaceae, nativa do Hemisfério Norte e América do Sul.

Das cerca de 80 espécies atualmente conhecidas, 13 são nativas da Europa, 9 da América do Norte e algumas do norte da Ásia. O maior número de espécies está na América do Sul e Central.

.

Descrição

O sistema radicular das espécies de Pinguicula é relativamente pouco desenvolvido. 

Folhas lisas, rígidas e suculentas, geralmente de cor verde brilhante ou rosada. Dependendo da espécie, as folhas possuem entre 2-30 cm de comprimento. O formato da folha depende da espécie, mas geralmente é obovado, espatulado ou linear. Elas também podem aparecer na cor amarela. com um toque macio e uma consistência gordurosa nas folhas.

Inflorescências acima da folhagem por um longo caule, com flores duradouras. As flores possuem 5 pétalas e podem ser: violetas, roxas, rosa, vermelhas, brancas, amarelas e verdes. Surgem na primavera, estendendo-se até o início do verão.

As cápsulas de sementes são redondas a ovais, com numerosas sementes pequenas e marrons.

.

Cuidados com a Pinguicula

Clima: Subtropical, Temperado.

Cultivada a meia sombra, com cerca de 4 horas de sol da manhã.

Um bom solo é uma mistura de 2 partes de turfa, 1 de areia e uma de vermiculita. As espécies tropicais preferem solos mais arenosos para se moverem através do solo e criar raízes fortes. 

As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Uma boa opção e deixar sempre um pratinho com água embaixo do vaso.

Curiosamente, as Pinguiculas são suscetíveis à podridão das raízes por excesso de água. Elas não toleram solos encharcados.

Alguns especialistas acham necessário colocar cobertura morta ou pedra sobre o solo, para ajudar a manter a planta no lugar.

Pinguicula entra naturalmente em um período de dormência, onde pode começar a adquirir uma nova forma e aparência, formando pequenas folhas frescas.

.

Armadilha

As folhas, revestidas de pelos, liberam um líquido viscoso aprisionando o inseto que pousar sobre essa substância. Não conseguindo mais escapar, ele vai sendo digerido aos poucos.

Em algumas espécies, as bordas das folhas enrolam-se parcialmente, engolfando a vitima. Em outras, aparece uma depressão que ajuda na captura. O sistema secretor pode funcionar apenas uma vez, de modo que uma determinada área da superfície da folha só pode ser usada para digerir os insetos uma vez.

.

Habitat

Em geral, as Pinguiculas crescem em solos pobres e alcalinos como: turfeiras ácidas, solos compostos de gesso puro, paredes de rocha verticais, margens de estradas e florestas de pinheiros e carvalhos. Outras espécies, como P. vulgaris, crescem em pântanos. 

Algumas espécies são epífitas.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e algumas podem se reproduzir assexuadamente por reprodução vegetativa.

.

Pinguicula - Plantas Carnívoras

.

Pinguicula - Plantas Carnívoras

.

.