Taboa – Typha domingensis
.
Taboa – Typha domingensis é uma herbácea, pertence à família Typhaceae, nativa América do Sul e América Central, perene, rizomatosa, aquática, de rápido crescimento, de 2,5 a 3 metros, mas pode chegar a até 4 metros de altura.
.
Descrição
Apresenta rizomas amiláceos, cilíndricos, que ficam submersos e enraizados nas margens dos cursos d’água.
Folhas assimétricas, alongadas, eretas, membranáceas, laminares e de cor verde.
Inflorescências do tipo espiga, monotípicas (femininas ou masculinas), de cor castanho claro a um laranja acinzentado, com uma ou mais brácteas foliáceas caducas. Surgem entre o verão e outono.
Frutos são milhares de sementes minúsculas que se desenvolvem na espiga marrom compacta, que é a inflorescência da planta. Quando a espiga amadurece, ela se desintegra e libera uma grande quantidade de sementes. Surgem do verão ao outono, mas pode se estender até fevereiro.
Suas grandes folhas acompanham suavemente a direção do vento, trazendo movimento ao paisagismo. Dessa forma é ideal para compor jardins aquáticos, como laguinhos, espelhos d’água e fontes.
Muito usada em arranjos florais, especialmente na forma seca. Sua espiga cilíndrica marrom e suas longas folhas em formato de espada adicionam textura, altura e um toque natural e rústico aos arranjos.
.
Cuidados com a Taboa
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico, Temperado.
Cultivada a pleno sol.
Aprecia solos alagados, humosos e ricos em nutrientes.
A taboa não tolera longos períodos de estiagem. A inundação além de 1,5 metros por períodos prolongados também são prejudiciais ao seu desenvolvimento.
Recomenda-se, em caso de estiagem, realizar regas frequentes para manter o solo úmido.
Geralmente não precisa de fertilização, pois cresce bem em solos úmidos e ricos em nutrientes, a planta possui uma grande tendência a se espalhar rapidamente, e a fertilização pode intensificar esse crescimento.
A taboa tem uma grande tendência a dominar as margens dos lagos ou a área pantanosa. Por sua elevada capacidade de dispersão, é considerada por vezes uma espécie invasora.
.
Utilidades
Tanto o rizoma, como brotos e a espiga (tanto na fase de floração, como na frutificação) são comestíveis e de elevado valor nutricional para alimentação humana e animal, é considerada uma planta PANC.
A Taboa produz uma quantidade considerável de biomassa, sua fibra é durável e resistente, e utilizada como matéria-prima para papel, pastas, cestas, bolsas, isolante térmico, estofamento, móveis e itens de artesanato por comunidades ribeirinhas.
Possui propriedade medicinais.
Grandes grupos da planta tem um importante papel na despoluição do ambiente aquático, absorvendo metais pesados e reduzindo a contaminação bacteriana, ao mesmo tempo em que oferece alimento e abrigo a uma infinidade de animais, de insetos a aves, anfíbios, roedores, répteis e peixes.
.
Propagação
Multiplica-se por divisão de touceiras, rizomas ou por sementes, em qualquer época do ano.
.
.
.
.




