BroméliasFolhagens

Tillandsia xerographica

Tillandsia xerographica

.

A Tillandsia xerographica é uma herbácea, pertence à família Bromeliaceae, nativa das zonas semi-áridas do México, El Salvador, Guatemala e Honduras, perene, epífita, de crescimento lento, de 20-60 cm de altura e 50-90 cm de diâmetro.

.

Descrição

Folhas de cor verde claro prateado, são largas na base e se afilam em pontos encaracolados, formando uma roseta apertada, com um novo crescimento fino e espinhoso brotando no centro.

Inflorescência em um caule espesso e verde, de 15-40 cm de altura, densamente ramificada, com longas flores tubulares em roxo avermelhado que duram muito tempo (meses).

Usada na decoração de jardins em árvores, troncos secos e vasos de madeira vazada. Também pode ser cultivada em praticamente qualquer montagem decorativa incluindo conchas, pedras, ardósia e troncos.

Suas folhas prateadas se enrolam e espiralam ao redor de si enquanto crescem. Isso resulta em uma planta quase esférica, que, graças a seus hábitos de crescimento lento, torna-se uma decoração viva.

.

Cuidados com a Tillandsia

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.

Cultivada em luz indireta e brilhante, por um período suficientemente longo, com 10 horas de luz por dia, no mínimo.

Em seu habitat natural a Tillandsia xerographica cresce em local claro, protegido da luz solar direta e das chuvas, em temperaturas que variam entre 20-28 ° C.

Não necessita de substrato.

A planta prefere uma combinação de temperaturas quentes, alta umidade e circulação de ar.

A fertilização não é absolutamente necessária para a sobrevivência, mais certamente aumentará o crescimento e o vigor da planta e de suas flores. É recomendado um fertilizante para Bromélias (17-8-22) uma vez por mês, nao encontrando (não tem no Brasil), é melhor usar a água pura.

Para fixar a Tillandsia numa árvore ou suporte, uma das melhores técnicas testadas, é o uso das meias de nylon. O material é elástico, estável e respirável, por isso oferece firmeza para a planta. Para isso basta cortar a meia em tiras horizontais com uma largura de 4-5 cm.

.

Regas

As regas ou pulverizações devem ser feitas duas a três vezes por semana no verão, uma vez por semana no inverno. Aumentar ou diminuir a frequência de acordo com a luminosidade e a umidade do ambiente.

É recomendado mergulhar a planta em água à temperatura ambiente, submergindo completamente por 5-10 minutos. Esse processo deve ser feito uma vez por mês no verão e com menos frequência no inverno, sempre pela manhã.

Depois de molhar, agitar delicadamente a planta para retirar o excesso de água.

Em seguida virar a planta de cabeça para baixo sobre uma toalha, em um espaço luminoso e ventilado para facilitar uma secagem mais rápida. A Tillandsia deve secar completamente em cerca de 3 horas, para evitar que apodreça.

Estando a Tillandsia com flor, submergir apenas o corpo da planta.

Em em regiões onde a umidade do ar e baixa, ambientes com ar condicionado e aquecimento que tendem a secar as plantas um pouco mais rápido, deve-se mergulhar e nebulizar com mais frequência.

Usar principalmente água da chuva, da lagoa ou filtrada.

.

As folhas da Tillandsia dão sinais:

  • Quando as folhas ficam enroladas com forca, é sinal de que a planta precisa de mais água.
  • Quando começam a enrugar, é sinal de que a planta esta desidratada.
  • Folhas muito retas indicam que estão sendo regadas demais, o que pode causar problemas como podridão.

.

Sobre a Tillandsia

Em seu habitat natural e encontrada em madeiras muito secas, onde cresce como epífita, em árvores ou em rochedos a 140-600 metros de altura.

Na natureza a Tillandsia xerographica pode levar de 12-18 anos para ir da semente à maturidade; mas no cultivo com condições artificiais e com o uso de fertilizantes e hormônios, o tempo é reduzido para cerca de 6-8 anos, como resultado são geralmente muito menores.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes (muito lento) e por brotações laterais após a floração.

De 5-12 meses após a floração, a Tillandsia xerographica, começa a produzir filhotes (de 1-3) e se deteriora durante um período de 3-4 anos.

As plantas jovens, podem ser separadas da planta-mãe quando estiverem na metade do tamanho desta, depois de plantadas levam cerca de um ano para amadurecer.

Cuidado para não remover os filhotes muito cedo, pois ainda estão recebendo nutrientes da planta mãe.

.

Tillandsia xerographica

.