Tulipa – Tulipa hybrida
A Tulipa é uma herbácea, pertence à família Liliaceae, nativa da Turquia, perene em climas frios, de até 75 cm de altura.
Tulipa é o nome popular dado ao extenso grupo de espécies, variedades e híbridos do gênero Tulipa.
.
Descrição
As folhas podem ser podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas, surgem na base da planta e são carnudas, verde azuladas e com um revestimento ceroso.
A inflorescência é uma haste ereta com uma flor solitária que surge do centro da folhagem. A flor é formada por seis pétalas e podem ser em diversas cores, tons matizados e pontas picotadas.
Variedade: Diferentes híbridos têm durações de floração ligeiramente variadas. Algumas variedades botânicas ou espécies de tulipas podem ser mais perenes e retornar por vários anos, enquanto muitos dos híbridos grandes e vistosos são frequentemente tratados como anuais, com floração de apenas uma estação.
Usada em conjunto formando maciços, como bordadura, também muito cultivada em vasos e jardineiras. Muito usada como flor de corte.
.
Cuidados com a Tulipa
Clima: Mediterrâneo, Temperado, Continental.
Em condições ideais, com invernos frios e verões secos, algumas tulipas podem viver e florescer por muitos anos.
Cultivada a pleno sol, com um mínimo de seis horas de sol direto por dia. No entanto, em climas muito quente, prefere alguma sombra durante as horas mais quente do dia.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, leve, arejado e bem drenável.
As regas devem ser regulares e leves, deixando o substrato secar levemente entre as regas, diminuindo nos meses mais frios.
As regas da tulipa plantadas em vasos devem ser com água fria (com gelo) de manhã e à tarde, evitando molhar o caule e as folhas.
Fertilizar o solo no plantio do bulbo para fornecer os elementos essenciais para o enraizamento e formação da flor.
Durante o crescimento foliar e antes da floração pode-se aplicar um fertilizante líquido Rico em Fósforo (P) e Potássio (K) para garantir uma floração saudável. Adubações em pequenas quantidades mensalmente na estação de crescimento.
.
Sobre a Tulipa
Tulipas são plantas típicas de frio. As que são vendidas no Brasil foram cultivadas em estufas climatizadas e quando transportadas, vão num caminhão refrigerado. Devido a isso, deve-se simular as condições climáticas do seu habitat natural para estimular os bolbos a rebrotarem. Alguns colocam algumas pedras de gelo sobre o substrato no vaso, pela manhã e ao entardecer, a fim de diminuir o excesso de calor.
.
Curiosidades
O nome da flor foi inspirado na palavra turco-otomana tülbend, posteriormente afrancesada para tulipe, que originalmente significa turbante (espécie de “chapéu” ou “adorno” que os homens do oriente médio usam na cabeça até os dias de hoje).
Atualmente a Holanda é a maior produtora de tulipas do mundo, exportando cerca de 2 bilhões de bulbos para mais de 80 países em todo o mundo.
.
Um tipo de tulipa que possuía uma beleza sem igual era a “Rembrandt”, cuja origem bicolor era provocada por um vírus chamado “mosaico”. Sua reprodução foi proibida na Holanda em virtude do próprio vírus que a alterou geneticamente, mas hoje ela já é produzida de outras formas e vendida normalmente.
.
Significado das cores
Existem mais de 150 tipos de tulipas, que variam em cores, formas, padrões e significados.
- Tulipa vermelha: amor verdadeiro e eterno
- Tulipa roxa: tranquilidade, paz e luxo
- Tulipa amarela: luz do sol e prosperidade
- Tulipa branca: perdão, pureza, inocência e paz
- Tulipa laranja: vitalidade e vigor
- Tulipa negra: elegância e sofisticação
.
Propagação
Multiplica-se principalmente por bulbilhos (pequenos bulbos que nascem na base do bulbo-mãe) ou por sementes (mais demorado).
A flor pode perder ou não as folhas depois da floração, mas mesmo que ainda tenha folhagem, cortar e desenterrar a planta para retirar o bulbo.
Lavar o bulbo em água corrente, esfregando para tirar a terra. Deixar o bulbo secar bem, enrolar de leve em papel-toalha e guardar no gavetão de legumes da geladeira. Quando o outono chegar, plantar num vaso com terra, areia e composto orgânico em partes iguais. Cubra o bulbo com uns 5 cm dessa mistura.
.
.
.





