Abacaxizinho do Cerrado – Ananas ananassoides var. nanus
O Abacaxizinho do Cerrado é uma bromélia, pertence à família Bromeliaceae, nativo da América do Sul, perene, rizomatosa, acaule, de até 62 cm e muito ornamental.
.
Descrição
Folhas em forma de roseta, longas e rígidas, com bordas de espinhos afiados, são de cor verde quando plantados na sombra e amarelo-avermelhadas quando a pleno sol.
Inflorescência terminal, sustentada por uma longa haste vertical, que emerge do centro da planta. As flores são pequenas e tubulares, agrupadas no topo do caule. Surgem o ano todo e atraem Beija-flores.
O fruto é muito pequeno e praticamente não tem polpa, possui um aroma adocicado e agradável. Devido ao seu tamanho reduzido e pouca polpa, é frequentemente cultivado como planta ornamental.
Em paisagismo pode ser usado em jardins amplos formando renques e como planta isolada, também muito cultivada em vasos e jardineiras.
O fruto vêm sendo muito usados em arranjos florais, explorando a forma do fruto e as cores vistosas de suas flores.
.
Cuidados com o Abacaxizinho do Cerrado
Clima: Tropical, Subtropical, Semiárido.
Cultivada a pleno sol.
Prefere um solo fértil, leve, arenoso e enriquecido com matéria orgânica e com boa drenagem.
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. É tolerante a curtos períodos de seca.
Embora esteja presente em regiões de clima semiárido (Caatinga), ela é encontrada em áreas com regas regulares ou boa disponibilidade de água no solo, especialmente para fins de cultivo.
Recomenda-se um fertilizante equilibrado NPK, como o 10-10-10, ou o uso de matéria orgânica, aplicado durante a estação de crescimento.
Podas de limpeza removendo folhas que estiverem secas, descoloridas (amareladas ou marrons) ou danificadas. Isso ajuda a manter a planta saudável, prevenindo a extração de nutrientes por partes não viáveis e melhorando a ventilação.
.
Habitat
Vegeta em savanas (cerrados) e em campinas amazônicas ou em florestas pouco sombreadas. No entanto, alguns genotipos tem sido observados em florestas tropicais densas nas Guianas. Adaptou-se aos solos pobres, arenosos e pedregosos, com a capacidade de retenção de água limitada, onde formam populações de densidades variáveis.
.
Propagação
Multiplica-se por brotos advindos da base da planta, que formam touceiras.
Após a Frutificação a planta-mãe morre naturalmente após produzir frutos. Quando isso ocorrer, você pode remover a coroa da planta antiga para fins estéticos e para dar espaço às novas mudas.
Para propagar a planta, remova cuidadosamente essas mudas saudáveis e robustas da base da planta-mãe para replantá-las em outro local. Isso também ajuda a manter o espaço ao redor da planta.
.
.
Você poderá gostar de:
.




