BroméliasFloresFolhagens

Tillandsia stricta

Tillandsia stricta

.

A Tillandsia stricta é uma herbácea, pertence à família Bromeliaceae, nativa da América do Sul e Central, perene epífita, com cerca de 10 cm de diâmetro.

.

Descrição

Folhas dispostas em rosetas grossas.

Há um grande número de variações que podem ser encontradas na espécie de Tillandsia stricta: com folhas macias ou mais rígidas e formas coloridas diferentes, desde folhas verdes claras a folhas prateadas e até mesmo beirando o preto.

A inflorescência é uma haste longa que surge no centro da roseta madura. As flores podem ser ser azuis, roxas e até amarelas e duram um dia, mas as brácteas vermelhas ou rosas permanecem atraentes por até 10 semanas. Surgem no início do verão.

Em jardins é usada em galhos de árvores, galhos secos e em cestos de madeira vazada. Ela pode ser cultivada em uma grande variedade de superfícies, como madeira, pedras conchas e cerâmicas.

.

Cuidados com a Tillandsia stricta

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial. A temperatura para a Tillandsia stricta é de 10 a 32 ° C .

A planta prefere uma combinação de temperaturas quentes, alta umidade e circulação de ar.

Não necessita de substrato.

A fertilização não é absolutamente necessária para a sobrevivência, mais certamente aumentará o crescimento e o vigor da planta e de suas flores. É recomendado um fertilizante para Bromélias (17-8-22) uma vez por mês, não encontrando (não tem no Brasil), é melhor usar a água pura.

Para fixar a Tillandsia numa árvore ou suporte, uma das melhores técnicas testadas, é o uso das meias de nylon. O material é elástico, estável e respirável, por isso oferece firmeza para a planta. Para isso basta cortar a meia em tiras horizontais com uma largura de 4-5 cm.

.

Regas

As regas ou pulverizações devem ser feitas duas a três vezes por semana no verão, uma vez por semana no inverno. Aumentar ou diminuir a frequência de acordo com a luminosidade e a umidade do ambiente.

É recomendado mergulhar a planta em água à temperatura ambiente, submergindo completamente por 5-10 minutos. Esse processo deve ser feito uma vez por mês no verão e com menos frequência no inverno, sempre pela manhã.

Depois de molhar, agitar delicadamente a planta para retirar o excesso de água.

Em seguida virar a planta de cabeça para baixo sobre uma toalha, em um espaço luminoso e ventilado para facilitar uma secagem mais rápida. A Tillandsia deve secar completamente em cerca de 3 horas, para evitar que apodreça.

Estando a Tillandsia com flor, submergir apenas o corpo da planta.

Em em regiões onde a umidade do ar e baixa, ambientes com ar condicionado e aquecimento que tendem a secar as plantas um pouco mais rápido, deve-se mergulhar e nebulizar com mais frequência.

Usar principalmente água da chuva, da lagoa ou filtrada.

.

Curiosidades

A origem do nome científico desta planta (stricta) significa ‘ereto’ e descreve o hábito vertical desta planta.

Quando a Tilandsia se anexa a uma árvore, a planta hospedeira não é prejudicada pela sua presença, pois retira seus nutrientes da umidade do ar e não da árvore.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e por filhotes que nascem junto a planta mãe.

Estes filhotes podem ser removidos quando atingem 1/3 do tamanho da planta-mãe, ou podem ser deixados intactos e a planta formará uma “moita” ao longo do tempo.

Tillandsia stricta é uma das mais fáceis de cultivar por sementes. Existem muitas cultivares desta espécie. Tillandsia stricta tem sido utilizada em hibridação com outras espécies, como T. albertiana e T. recurvifolia, para obtenção de novos híbridos que exibam características de ambas as espécies.

.

Tillandsia stricta

.

Tillandsia stricta

 

.