Capim Cauda de Coelho – Lagurus ovatus
O Lagurus ovatus é uma gramínea, pertence à família Poaceae, nativa da região mediterrânea e das ilhas do Atlântico oriental, anual, de até 60 cm de altura.
.
Descrição
É uma grama pequena, aglomerada e com caules delgados com cabeças de flores ovais macias.
Folhas estreitas, arqueadas, finas e flexíveis, de 0,50 cm de comprimento.
Inflorescências são espigas ovais, de cor branco-acetinado, densamente peludas e macias que se assemelha à cauda de um coelho ou lebre. Surgem no verão, embora a beleza das inflorescências persista até o outono.
Em paisagismo é usada em bordaduras de caminhos, em canteiros e em vasos.
Muito utilizada em arranjos florais, tanto frescos quanto secos, devido a sua aparência decorativa e elegante.
.
Cuidados com o Lagurus
Clima: Temperado, Subtropical, Mediterrâneo.
Cultivada a pleno sol, com pelo menos seis horas de sol direto por dia. A Lagurus pode sobreviver em locais com menos luz, mas a floração pode ser menos abundante.
É uma planta rústica que tolera uma ampla gama de temperaturas. Durante a primavera/verão, prefere temperaturas amenas, em torno de 20 °C. Ela é capaz de suportar geadas leves.
Aprecia o solo moderadamente fértil e bem drenável, não tolera o encharcamento. Tolera solos arenosos inclusive em áreas próximas ao mar.
As regas devem ser regulares mas sem excesso, deixando o substrato secar levemente entre as regas, reduzindo no outono-inverno. Após estabelecida é tolerante a um curto período de seca seca.
Pode usar um fertilizante NPK 10-10-10, durante a primavera/verão. Por ser uma planta de baixa manutenção, a aplicação deve ser leve, pois o excesso de nutrientes pode ser prejudicial. Sempre regar antes para evitar a queima das raizes.
.
Flor seca para arranjos
A flores da Lagurus adicionam drama e suavidade a um buquê. Pentear as lâminas secas com os dedos pode preservar a melhor aparência desta grama. As flores podem durar até 12 meses em um arranjo de flores secas.
Para secar as flores, basta amarrar um pedaço de barbante ao redor da base das hastes. Pendurar os cachos em um local fresco, escuro e seco por duas a três semanas, ou até que os caules se quebrem quando dobrados. As flores durarão por muito tempo em buquês e arranjos. Pode ser tingida ou descolorida para obter uma variedade de cores.
.
Propagação
Multiplica-se por sementes e por divisão da planta.
Desenterrar a planta no final do inverno até o início da primavera. Cortar a raiz ao meio, garantindo que a planta tenha várias lâminas saudáveis. Replantar as novas gramíneas e mante-las bem umedecidas até que amadureçam.
A planta tende a se auto-semear e deve ter as inflorescências removidas antes de amadurecerem.
.
.
.
.




