Folhagens

Filodendro birkin – Philodendron birkin

Filodendro birkin - Philodendron birkin

.

O Filodendro birkin é uma herbácea, pertence à família Araceae, nativa da América do Sul, crescimento rápido, de até 1 metro de altura e muito ornamental.

O F. birkin é uma mutação natural do Philodendron ‘Rojo Congo’. A planta original é vermelha de folhas grandes, já o Philodendron birkin tem folhas verdes com variegação (listras) brancas.

.

Descrição

Folhas grandes e verde-escuras com listras de branco-creme. Cada folha tem um padrão ligeiramente diferente.

A variedade é um pouco instável, o que significa que pode “reverter” para se parecer com a planta original. Também pode produzir folhas totalmente brancas ou com detalhes em rosa.

Inflorescência sem importância ornamental.

É usada em jardins formando conjuntos maciços ou bordaduras ao longo de muros e paredes. Também muito usada em ambientes internos com boa iluminação. Como tem características escandentes, seus ramos podem ser apoiados em uma árvore ou qualquer suporte para ela subir.

.

Cuidados com o Filodendro birkin

Clima: Tropical, Subtropical.

Cultivada em luz indireta, precisa de local muito iluminado, porém não tolera o sol direto.

Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, leve e solto e bem drenável, pois precisa de muito ar ao redor das raízes.

As regas devem ser regulares e leves, deixando o substrato secar levemente entre as regas e reduzir no outono-inverno.

Na primavera-verão usar a cada dois meses um fertilizante equilibrado 10-10-10, usando a metade da dose recomendada pelo fabricante. Espalhar ao redor da planta, evitando aplicar junto ao caule. Sempre regar generosamente antes de adubar para evitar a queima das raizes.

.

Replantio

Como esse filodendro é uma planta de crescimento rápido, é aconselhável replantar uma vez por ano, ou no máximo a cada dois anos, de preferência no fim do inverno ou início da primavera.

O birkin tem o hábito de escalar, emite raízes se alastrando e se preferir pode colocar uma estaca para servir de tutor para a planta, amarrando-a à estaca até que suas raízes se firmem nela.

.

Planta Tóxica

Deve-se manter a planta longe do alcance de crianças pequenas e animais, pois suas folhas e caules contêm cristais de oxalato de cálcio, que são tóxicos.

.

Propagação

Como é uma mutação natural, não se terá sucesso se tentar reproduzir por sementes.

Multiplica-se por estacas de caule na primavera, quando o crescimento das plantas é particularmente forte e terá mais chances de prosperar. As estacas devem ter pelo menos um nó de crescimento, de preferência com algumas raízes aéreas.

Por enraizamento em água – deixar parte de uma estaca na água por cerca de 6-8 semanas até ver novas raízes. Então poderá plantá-la diretamente no solo.

.

Filodendro birkin - Philodendron birkin

.

Filodendro birkin - Philodendron birkin

 

.