FolhagensPlantas Aquáticas

Gunera – Gunnera manicata

Gunera - Gunnera manicata

.

A Gunera é uma herbácea, pertence à família Gunneraceae, nativa do Brasil, perene, ereta, reptante e com folhagem muito ornamental.

O género Gunnera inclui 40–50 espécies herbáceas, vivazes, caracterizadas, pelas suas enormes folhas e pecíolos robustos. A espécie Gunnera manicata, nativa das montanhas da Serra do Mar, no sudeste do Brasil, é talvez a maior das espécies deste género.

.

Descrição

Seu caule é rizomatoso e revestido por fibras amarronzadas. Diretamente deste rizoma, surgem pecíolos longos, fortes e espinhosos que sustentam as gigantescas folhas desta espécie.

Folhas muito grandes, arredondadas, de 1,5-2,5 metros de diâmetro, mas pode chegar a 3 metros, com recortes variados nas margens, sulcadas ao longo das nervuras, rijas, ásperas e espessas, sustentadas por pecíolos longos, hirsutos e grossos.

O diâmetro da planta é cerca de duas vezes maior que a altura, de modo que uma Gunnera de dois metros de altura cobre uma área circular com um diâmetro de cerca de quatro metros.

As inflorescências brotam diretamente do rizoma da planta e são do tipo panícula, cônicas, eretas, densas, grandes, com numerosas flores verdes a avermelhadas e ficam escondidas sob a folhagem. Surgem no Verão.

Indicada para cultivo como planta isolada em grandes áreas e em beira de rios, lagos e riachos. 

.

Cuidados com a Gunera

Clima: Subtropical, Equatorial, Temperado.

A Gunera cresce em áreas de altitude e não gosta nem de frio nem de calor extremo.

Aprecia o sol pleno, mas tolera a meia sombra.

Rústica, cresce bem em ambas as condições, em solos firmes como planta ornamental e em solos encharcados como planta aquática.

Quando plantado em solo firme, o mesmo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, drenado e mantido úmido. Apesar de apreciar a umidade não gosta de encharcamento.

Em ambientes aquáticos, como margens de rios e lagos, pode ficar tanto dentro como fora d’água.

É necessário cuidado e o uso de luvas para manipular esta planta, devido aos espinhos.

Rara em cultivo no país, mas muito cultivada em países de clima temperado do mundo.

.

Habitat

A Gunnera é originária das florestas úmidas, onde existe uma fonte constante de água. As folhas enormes se comportam como um funil, coletando água e orientando-a para o centro da planta.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e com dificuldade através de mudas separadas da planta mãe.

A melhor temperatura de germinação 20-27 °C, a 2 mm de profundidade.

Germina em 30-90 dias após o plantio. Nunca deixe que as mudas sequem ou fiquem expostas ao sol direto. Não transplante as mudas em o seu primeiro ano de crescimento. O espaçamento é de 3 metros entre plantas.

.

Gunera - Gunnera manicata

.

Gunera - Gunnera manicata

.