ÁrvoresFolhagensHorta e Pomar

Louro – Laurus nobilis

Louro - Laurus nobilis

.

Louro – Laurus nobilis é uma árvore, pertence à família Lauraceae, nativa do Mediterrâneo, perene, de crescimento lento e de 10-15 metros de altura.

.

Descrição

Folhas pontiagudas, elípticas, de textura bastante coriácea, de cor verde claro quando jovem e verde mais escuro quando maduro. As margens podem ser lisas ou onduladas. Possuem aroma, mas precisam ser esfregadas para liberá-lo.

Flores verde amareladas, pálidas, com cerca de 1 cm de diâmetro e nascem aos pares ao lado de uma folha.

O fruto é uma pequena baga preta e brilhante com cerca de 1 cm de comprimento. Os espécimes cultivados em vasos raramente florescem e frutificam.

Em paisagismo é muito cultivada em vasos, tanto em ambientes internos quanto externos. Pode ser usada na arte da topiária e moldados em padrões de pirâmide, bola ou pirulito e alguns têm hastes entrançadas ou espirais. No entanto, é de crescimento lento e pode levar vários anos para atingir a altura desejada.

.

Cuidados com o Louro

Clima: Tropical, Subtropical, Mediterrâneo.

O Laurus pode suportar temperaturas de até -5 °C.

Cultivado a pleno sol ou a meia sombra.

Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável, porém, resiste bem a solos pobres em nutrientes.

As regas devem ser esparsas, deixando o solo secar levemente entre as regas. Depois de estabelecida tolera curtos períodos de seca.

Durante a primavera-verão, usar com moderação um fertilizante orgânico ou em grânulos. Evitar alta concentração de fertilizante líquido de ação rápida.

O louro têm um sistema radicular raso, ou seja, é importante colocar uma cobertura morta em torno do tronco, para proteger do gelo e do calor. Deve-se ter cuidado ao capinar ou cultivar ao redor da base da árvore.

Quando o Louro é plantado em vaso, a troca deve ocorrer a cada dois anos, até atingir o tamanho desejado. Esse tamanho pode ser mantido por meio da poda do torrão e da poda superior. 

.

Sobre o Louro

Em todo o mundo, muitos outros tipos de plantas em diversas famílias também são chamados de “louro”, geralmente devido à semelhança de folhagem ou aroma com Laurus nobilis .

Para colher as folhas de uma árvore, corte um galho pequeno com o número desejado de folhas anexadas. Deixe todo o galho secar e retire as folhas do galho. Sob temperatura e umidade normais, as folhas de louro inteiras podem durar por cerca de um ano.

.

Usos

Como condimento, é usado no feijão, em peixes, carnes e molhos. As folhas secas têm sabor mais acentuado do que as frescas.

O chá da folha de louro é muito usado para amenizar inflamações pelo corpo. Além disso, tem propriedades analgésicas, ajudando a amenizar dores de cabeça, nas articulações e cólicas menstruais. Também usado como diurético e calmante.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes, estacas e por alporque.

A semente deve ficar de molho em água morna por 24 horas antes de semear. Elas podem levar de seis meses a um ano para germinar.

As estacas devem ser semi-maduras e colhidas no final do verão. Demoram até três meses para enraizar nas melhores condições.

.

Louro - Laurus nobilis

.

Louro - Laurus nobilis

.

.