Carnívoras ..FolhagensPlantas Carnívoras

Nepenthes – Plantas Carnívoras

Nepenthes - Plantas Carnívoras

.

Nepenthes é um gênero botânico de plantas carnívoras, pertence a família, Nepenthaceae, nativa do sul da China, Indonésia, Filipinas, Malásia, Madagascar, Ilhas Seychelles, Austrália, Nova Caledónia, Índia e Sri Lanka.

Cerca de 170 espécies de Nepenthes são atualmente reconhecidas como válidas. Esse número está aumentando, com várias novas espécies sendo descritas a cada ano. A maioria são plantas trepadeiras, mas algumas permanecem compactas no hábito.

.

Descrição

As Nepenthes geralmente consistem em um sistema radicular raso e uma haste prostrada ou escalada, muitas vezes com vários metros de comprimento e geralmente 1 cm ou menos de diâmetro, embora possa ser mais espesso em algumas espécies.

Folhas são alternadas em forma de espada com margens inteiras. Uma extensão da nervura central (a gavinha), que em algumas espécies ajuda na escalada, se projeta da ponta da folha; no final da gavinha, se forma o jarro. O jarro começa como um pequeno botão e gradualmente se expande para formar uma armadilha em forma de globo ou tubo, atingindo, em algumas espécies, 40 cm de altura e 20 cm de diâmetro.

Inflorescências em racemos ou mais raramente em panículas, com flores masculinas e femininas em plantas separadas. Exalam cheiros que podem variar de doce, a mofo ou fungo.

O fruto é uma cápsula de quatro lados que pode conter de 50-500 sementes distribuídas pelo vento, consistindo em um embrião central e duas asas, uma de cada lado.

.

Nepenthes - Plantas Carnívoras

.

Cuidados com as Nepenthes

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.

Nepenthes apreciam a luz brilhante sem muito sol direto. Cerca de 50% do sol ou sombra salpicada de uma árvore. Plantas finas ou de coloração pobre são sinais de pouca luz.

O substrato deve ser bem drenado e solto o suficiente para que o ar alcance as raízes. Um bom substrato é uma mistura de 2 partes de musgo e 1 de serragem.

As regas devem ser regulares, mantendo o substrato sempre úmido, mas não encharcado. Elas se beneficiam de meios úmidos e inundações ocasionais para lavar quaisquer sais acumulados. Diminuindo no inverno.

Plantas carnívoras não devem ser regadas com água de torneira; os sais acumulados são fatais para a maioria das plantas carnívoras. Água destilada ou água pura da chuva é o melhor.

Se a planta não conseguir fazer jarras, aumente a umidade. Alguns produtores borrifam água pura em suas plantas, mas isso poderá estimular manchas nas folhas ou doenças.

Não usar potes de barro, pois os sais tendem a se acumular neles.

Para uma planta mais encorpada, é recomendado cortar caules verdes, para encorajar novos brotos laterais. Os jarros e as folhas morrem naturalmente à medida que a planta cresce e devem ser aparados para evitar perda de energia da planta.

Nepenthes ficam muito bem se cultivadas com orquídeas em uma estufa, ou seja as condições são semelhantes.

.Nepenthes - Plantas Carnívoras

.

Armadilha

O jarro é na verdade um inchaço da nervura média da folha. Os insetos são atraídos por causa das secreções e da coloração do néctar. A borda escorregadia e as paredes internas do jarro estimulam os insetos a cair no fluido digestivo no fundo da armadilha, onde será dissolvido bem devagar, fornecendo a planta o nitrogênio necessário.

.

Propagação

Multiplicam-se por estacas de caule e sementes.

.

.

Nepenthes - Plantas Carnívoras

.

Nepenthes - Plantas Carnívoras

.

.