Sibipiruna – Cenostigma pluviosum
A Sibipiruna é uma árvore, pertence à família Fabaceae, nativa do Brasil, semidecídua, possui crescimento rápido, de 8 a 16 metros de altura, mas pode chegar a 28 metros. A copa é arredondada de 6 a 15 metros diâmetro.
.
Descrição
Tronco cinzento e se torna escamoso com o tempo, seu diâmetro é de 30 a 40 cm.
Folhas alternas, compostas, bipinadas, com folíolos elípticos e verdes.
Inflorescências eretas e cônicas, do tipo espiga e com numerosas flores amarelas que abrem gradativamente da base em direção ao ápice.
Surgem a partir do final de agosto e prolongando-se até meados de novembro.
Os frutos que se seguem são do tipo vagem, achatados, pretos quando maduros e contêm cerca de 3 a 5 sementes beges, também achatadas. A dispersão ocorre pela ação do vento.
Apesar do porte grande e desenvolvimento rápido, ela não produz raízes agressivas, desta forma é boa opção para arborização urbana.
Usada na ornamentação de vias públicas, praças e até mesmo em calçamentos.
.
Cuidados com a Sibipiruna
Clima: Tropical, Subtropical, Temperado.
Cultivada a pleno sol. No entanto, quando a sibipiruna ainda é jovem, precisa de um pouco de sombra para crescer, uma vez que suas folhas perdem água, acelerando a desidratação.
Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.
As regas devem ser regulares, no primeiro ano após o plantio, deixando o solo levemente úmido, mas não encharcado. Quando adulta as regas podem ser por conta das chuvas.
A poda deve ser realizada uma vez ao ano, para que os galhos não cresçam em direção aos fios elétricos e demais lugares indesejados.
A origem da espécie é discutível, entretanto, distribui-se na Mata Atlântica do Rio de Janeiro e também é encontrada no sul da Bahia e Pantanal Mato-grossense.
.
Sobre a Sibipiruna
As espécies de árvores nativas como a Sibipiruna são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos.
Quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.
Sibipiruna é uma das primeiras espécies a surgir em áreas degradadas, sendo, por isso, muito usada em reflorestamentos.
.
Habitat
A origem da espécie é discutível, entretanto, distribui-se na Mata Atlântica do Rio de Janeiro e também é encontrada no sul da Bahia e Pantanal Mato-grossense. Ocorre tanto no interior da mata primária como em formações abertas.
.
Propagação
Multiplica-se facilmente por sementes. As mudas destinadas para arborização urbana devem ser plantadas em covas bem preparadas e quando já estiverem bem desenvolvidas.
.
.
.
.




