Aroeira vermelha – Schinus Terebinthifolius

pimenta-rosa-schinus-terebinthifolius

Árvore, pertence à família Anacardiaceae, nativa da América do Sul, perene, de crescimento rápido, dióica, isto é, há árvores fêmeas e árvores machos, altura de 5-9 m, troncos entre 30-60 centímetros de diâmetro, revestidos de casca grossa.

Folhas compostas, aromáticas, verde clara, folíolos obovados, membranosos e glabros.

Flores pequenas, numerosas, brancas, dispostas em inflorescências axilares e terminais do tipo rácemo. Surgem de setembro a janeiro e atraem abelhas.

Fruto redondo, vermelho-brilhante, com uma única semente, agrupados em cachos, aromático, de sabor levemente picante e adocicado. Surgem de Janeiro a julho e são muito atrativos para os pássaros, principalmente os sanhaços.

Esses frutinhos são muito apreciados na culinária, são usados no preparo e na decoração de alimentos. Embora não seja uma verdadeira pimenta, na França recebeu o nome de poivre rose (pimenta rosa).

Devido a sua beleza e pequeno porte é muito usada em jardins como planta isolada, em grupos, como cerca-viva, em calçadas, inclusive pode ser plantada em ruas curtas e sob fios elétricos.

Muito usada em medicina popular, sendo indicada medicinalmente no tratamento da artrite, febres, ferimentos, reumatismos.

Clima: Tropical e Subtropical. Não tolera geadas.

Cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica. Regar diáriamente nos primeiros meses após o plantio.

Planta comum tanto nasce em beira de rios, córregos e várzeas úmidas, mas também cresce em terras secas e pobres. A dispersão de suas sementes são feitas pelos pássaros, o que possibilita uma ampla dispersão, sendo considerada uma planta invasiva em muitos países onde é proibida, devido a facilidade de propagação. No Brasil é considerada uma praga por agricultores.

Podas de formação estimulam uma copa mais densa e arredondada. Para a formação de cercas-vivas as podas devem ser efetuadas cedo para estimular o surgimento de múltiplos caules.

Sua madeira pode ser utilizada em moirões, esteios, lenha e carvão.

A seiva da aroeira pode causar reações cutâneas em algumas pessoas sensíveis.

Multiplica-se facilmente por estacas e sementes.

pimenta-rosa-schinus-terebinthifolius

pimenta-rosa-schinus-terebinthifolius

.

.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *