FloresFolhagens

Afelandra – Aphelandra squarrosa

Afelandra - Aphelandra squarrosa

.

A Afelandra – Aphelandra squarrosa é uma herbácea, pertence à família Acanthaceae, nativa do Brasil, perene, ereta, suculenta, de 50-90 cm de altura e muito ornamental.

.

Descrição

Folhas ovais, acuminadas, glabras, grandes, de ate 30 centímetros de comprimento por 10 cm de largura, de coloração verde-escura, com nervuras bem marcadas, brancas ou amareladas, de acordo com a variedade.

A variedade louisae “Van Houtt” é de porte menor, com 20-30 cm de altura.

Inflorescências em espigas eretas e terminais, de brácteas amarelas que duram cerca de 6 semanas e flores tubulares, labiadas, brancas ou amarelas que duram cerca de uma semana. Surgem principalmente na primavera-verão e atraem Beija-flores.

Em jardins é indicada para cultivo em grupos formando maciços e renques junto a muros e cercas, e em vasos, tanto na decoração de ambientes internos como externos.

.

Cuidados com a Afelandra

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.

É adequada para cultivo em regiões litorâneas e não tolera o frio ou ventos.

Cultivada a meia sombra ou luz difusa.

Solo fértil, leve, rico em matéria orgânica e bem drenável.

Regas regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Pulverizar as folhas com água durante os meses quentes.

Fertilizar mensalmente a planta durante a primavera-verão com fertilizante liquido NPK 10-10-10, seguindo a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.

Cortar as pequenas flores depois que elas se deteriorarem e limpar as folhas frequentemente com um pano úmido para mantê-las brilhantes.

A Aphelandra tem uma tendência a ficar pernalta à medida que amadurece e para uma planta cheia, cortar o caule principal e deixar apenas duas folhas.

A melhor época para podar esta planta é no final de seu período de dormência, no início da primavera.

.

Propagação

Multiplica-se pelas mudas laterais, retirar as mudas laterais e plantar em substrato rico em composto orgânico mantendo o solo sempre úmido.

E por estacas postas a enraizar em estufas úmidas, ao final do inverno.

.

Afelandra - Aphelandra squarrosa

.

.