Pragas e Doenças

Animais Benéficos ao Jardim

Animais Benéficos ao Jardim

.

Um jardim saudável, com o mínimo de problemas de pragas e alta produção orgânica, consiste na coexistência entre os seres que nele habitam e assim agindo como um ecossistema real.

Insetos e animais vertebrados são uma parte importante de um ecossistema biologicamente diverso e saudável.

As plantas não só serão importantes para atrair animais como também para lhes proporcionar abrigo e ninho para se reproduzirem.

Para que os animais tenham condições para viver, é importante também prever a existência de água, como bebedouros, lagos ou fontes, que deverão estar localizados perto das plantas para onde os animais são atraídos, de forma a sentirem-se protegidos dos predadores.

.

Animais Benéficos ao Jardim

 

Abelha – é um inseto, possui três pares de pernas, asas formadas por duas membranas superpostas, reforçadas por nervuras ramificadas e olhos compostos de superfície hexagonal, que permite uma visão panorâmica dos objetos afastados, aumentando-os 60 vezes.

As abelhas são bem conhecidas por serem um dos mais importantes polinizadores de jardins. O seu papel no ecossistema é vital para a manutenção das espécies.

Há diversas espécies de “abelha sem ferrão”, que procuram os jardim apenas para água e alimento.  Abelha sem ferrão

 

Como atrair

abelhas gostam de plantas aromáticas como manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, ranúnculo, margarida, girassol, lavanda, sálvia e campânula, entre outras.

.

Animais Benéficos ao Jardim

 

Joaninha – é um inseto, possui esqueleto externo (exoesquesleto), que reveste seus órgãos internos como uma capa protetora. Entretanto, pode se diferenciar dos outros artrópodes pela sua anatomia, que se divide em três partes: cabeça, tórax e abdômen. Possui patas articuladas.

As joaninhas comem vários tipos de insetos, sendo os pulgões sua principal fonte de alimento. Uma larva pode comer cerca de 400 pulgões durante o seu desenvolvimento e um adulto comer cerca de 5000 pulgões durante a sua vida.

 

Como atrair

Além de insetos precisam de uma grande fonte de pólen na sua alimentação.

Joaninhas são atraídas por determinados tipos de plantas, as mais populares são as que tem flores em forma de campânula, assim como tulipas e lírios, devido a estas captarem a água e manterem o ambiente fresco no seu interior. As joaninhas gostam de fazer as suas casas dentro destas flores durante o verão. 

Joaninhas gostam de plantas e temperos como erva doce, coentro, cenoura, angélica, calêndula, gerânio e dente de leão.

Abrigo para insetos   –   Hotel para insetos

.

Animais Benéficos ao Jardim

 

Existe uma espécie de joaninha, a asiática (Harlequin succinea), que se alimenta de várias outras espécies de insetos, inclusive de larvas de outras joaninhas, mas ela não é só carnívora, também consome folhas e frutos

Ela se parece muito com a boa joaninha, mas a principal diferença é que elas têm um “M” ou “W” logo atrás da cabeça em uma área que é de uma cor esbranquiçada e elas podem vir em uma variedade de cores.

.

Animais Benéficos ao Jardim

 

Borboleta – é um inseto, possui dois pares de asas membranosas cobertas de escamas, apresenta formas e cores variadas, uma peça bucal adaptada a sucção e antenas retilíneas que terminam numa bola.

Borboletas enchem o jardim de cor e beleza.

Para que borboletas possam beber água sem se afogarem, pode-se colocar um pouco de água em uma bacia com algumas pedras ou paus. 

Dependendo da espécie, as borboletas alimentam-se de néctar, pólen, frutas maduras ou apodrecidas, esterco e matéria orgânica em decomposição.

 

Como atrair

Entre as plantas e flores favoritas estão funcho, verbena, lavanda, sálvia, boca de leão, dália, alisso, margarida, calêndula, narciso, girassol, zínia, buganvília, lantana, petúnia, cosmos, strelitzia e tagete.

Algumas espécies são consideradas pestes pois enquanto larvas podem danificar culturas ou árvores.

.

 

Aranha de jardim – é um aracnídeo, possui o corpo dividido em dois segmentos, com oito pernas articuladas, olhos simples e exoesqueleto.

Aranhas controlam a população de insetos do jardim. Usam veneno para matar ou paralisar suas presas. Elas ativamente caçam ou tecem teias para prender insetos.

 

Como atrair

Adicionando árvores e arbustos para fornecer pontos de ancoragem para as aranhas construtoras de teias.

O excesso de aranhas pode ser prejudicial, porque também são predadores de animais benéficos para o jardim, como abelhas, borboletas e joaninhas.

.

Animais Benéficos ao Jardim

.

Louva-a-deus – é um inseto, possui um tórax alongado e estreito que varia de 0,8 a 17 cm e duas longas antenas que saem de sua cabeça. Há grande variedade de formas e cores dentro do grupo, geralmente associados à estratégias de camuflagem e mimetismo. As patas dianteiras têm espinhas com as quais ele captura suas presas e parecem estar sempre em posição de oração. As fêmeas costumam ser um pouco maiores que os machos.

Louva-a-deus podem mover a cabeça 180º, para observar também acima de suas costas, pelo que se sabe é o único inseto que enxerga em 3D, quando está em perigo, finge-se de morto. 

Seu comportamento é complexo, parecendo haver grande capacidade de memorização e de aprendizagem. São insetos comumente mantidos como animais de estimação.

São utilizados por jardineiros como agentes biológicos para o controle de pragas, numa alternativa ao uso de pesticidas.

Sua alimentação consiste em outros insetos como moscas, mariposas, borboletas, grilos e gafanhotos.

Porém, deve-se ter cautela, existem relatos que, caso tenham a oportunidade, podem caçar e comer anfíbios, répteis e pequenos mamíferos e são ótimos em capturar pequenos pássaros, como beija-flores, o que eles fazem com muita frequência.

.

 

Libélula – é um inseto, possui olhos grandes e multifacetados, um corpo alongado e dois pares de asas fortes e transparentes, às vezes com manchas coloridas.

Mantém importante controle sobre pragas e animais indesejados ou prejudiciais.

As libélulas podem ser os caçadores mais brutalmente eficazes do reino animal, sugere uma pesquisa americana. Quando saem para se alimentar de outros insetos voadores, as libélulas conseguem arrebatar os seus alvos no ar em mais de 95% das vezes.

Libélulas são capazes de consumir até 30 moscas em um dia e são as maiores predadoras do mosquito Aedes aegypti.

 

Como atrair

Tem preferência por habitats nas imediações de corpos de água estagnada (poças ou lagos temporários), zonas pantanosas ou perto de ribeiros e riachos.

Entre as plantas e flores favoritas estão Aster, Coreopsis, Lavandula, Nymphaea, Santolina e Zinia.

.

 

Minhoca – é um animal invertebrado, um anelídeo, possui o corpo alongado e cilíndrico, segmentado em anéis, em uma extremidade se localiza a boca, sem dentes e mandíbulas e na outra ponta o ânus. Não possui sistema auditivo nem mesmo visual. Pode possuir até 15 pares de corações, seu corpo é cheio de cílios e anéis musculares para que ela possa se mover e cavar.

Minhocas se alimentam da matéria orgânica do solo, suas excreções liberam nitrogênio e outros nutrientes para as plantas, melhorando a estrutura do solo. 

Em cada metro quadrado de terra fértil, rica em matéria orgânica, existem entre 70 a 100 minhocas de várias espécies.

 

Como atrair

Para atrair minhocas, não se deve usar quaisquer fertilizantes sintéticos, herbicidas ou inseticidas. Estes produtos fazem o solo ficar muito tóxico para suportar criaturas benéficas. Adicionar matéria orgânica (alimento) e fazer regas regulares para manter a terra úmida; minhocas precisam de umidade e temperaturas favoráveis.

.

Animais Benéficos ao Jardim

 

Lagartos – são répteis, variam de tamanho e de forma. A maioria dos lagartos possuem quatro pernas fortes, mas alguns não têm pernas e são confundidos com cobras, a diferença e que eles têm pálpebras e aberturas auriculares, isto é, orelhas. Geralmente também têm cauda longa.

Muitos lagartos conseguem mudar sua coloração escura e discreta por uma cor mais viva e forte. Fazem isso quando tentam atrair um lagarto do sexo oposto ou assustar outro animal. Para alguns lagartos, a mudança de cor é um meio de comunicar-se com outros lagartos, faz parte de sua linguagem. A temperatura e a luz também afetam as mudanças de cor.

Lagartos são animais valiosos para se ter no jardim. Eles se alimentam de insetos e mostram pouco interesse pelas plantas.

 

Como atrair

Para se protegerem e criar o seu ninho, pode-se construir uma pilha de pedras aqui e ali ou até mesmo uma pilha de madeira apodrecida.

.

Animais Benéficos ao Jardim

 

Pássaros – são aves, possuem ossos pneumáticos (com presença de ar na parte interna, são ocos), são bípedes e corpo coberto por penas, asas para voar e bico que usam para pegar alimentos.

Eles fornecem músicas, cores vibrantes, boa fertilização com excrementos e ajudam a arar o solo do jardim com os seus bicos, sempre que procuram minhocas e outros insetos.

Além de se alimentarem de sementes e de flores silvestres, as aves também gostam de se alimentar de insetos atraídos pelas plantas como lesmas, lagartas e pulgões.

Alguns pássaros podem causar estragos nos jardins, mas isso poderá ser minimizado com o uso de redes e outras barreiras.

 

Como atrair

Precisam de uma fonte de água para beberem e se banharem. Substitua a água regularmente.

Para aumentar a população de pássaros no jardim, uma boa solução e colocar ninho (casa) em locais protegidos de possíveis predadores.

Cada espécie de pássaro possui um tipo de ninho, pode-se fazer uma pesquisa para que se possa instalar os ninhos mais adequados às espécies que pretende atrair para o jardim.

.

 

Sapo – é um anfíbio, possui um corpo largo, achatado e colocado rente ao chão. A cabeça é larga e une-se ao corpo “sem” um pescoço visível, com uma boca grande, sem dentes abaixo do focinho que tem duas pequenas narinas. Os olhos são bolbosos e salientes. Por detrás dos olhos estão duas regiões bolbosas, as glândulas parotoides que contêm uma substância tóxica, usada para deter potenciais predadores.

Sapos são considerados animais benéficos pois alimentam-se de insetos como aranhas, lesmas e minhocasque caçam com as suas línguas pegajosas.

Os sapos caçam geralmente à noite e são mais ativos em dias úmidos.

 

Como atrair

Para atrair sapos basta construir um pequeno lago perto da área do jardim, ou ter uma área com nascente de água. 

Deve-se fornecer lugares frescos e escuros para se esconderem, como vasos de barro deitados, pilhas de troncos ou pedras em volta de tanques.

.

.