FolhagensGramíneas

Bambu Preto – Phyllostachys nigra

Bambu Preto - Phyllostachys nigra

.

O Bambu Preto pertence à família Poaceae, nativo da China e do Japão, perene, entouceirado, de 3 a 5 metros de altura, podendo alcançar mais de 12 metros no seu habitat natural.

.

Descrição

Colmos altos, retos e polidos, que arqueiam ligeiramente no topo.

Como todas as espécies de Phyllostachys, este bambu tem rizomas alastrantes, por isso se espalha de forma bastante agressiva e tem potencial para se tornar invasivo.

.

Bambu Preto - Phyllostachys nigra

.

No início os colmos são verdes-oliva e rapidamente tornam-se manchados de marrom-preto antes de escurecer para quase preto, o que leva de 2-3 anos. Há sempre um contraste de colmos verdes e pretos.

Folhas verdes brilhantes e lanceoladas, de até 12 cm de comprimento.

Cultivado isoladamente ou na forma de renques ao longo de muros e cercas, também pode ser cultivado em grandes vasos.

.

Cuidados com o Bambu Preto

Clima: Temperado, Subtropical.

Cultivado a pleno sol ou a meia sombra.

Aprecia o solo fértil, humoso, rico em matéria orgânica e bem drenado.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado.

O solo encharcado ou impróprio para o bambu pode deixar as folhas com um tom marrom. A coloração da folha é um fator crucial para identificar o estado de saúde da planta, que pode ser recuperada a tempo.

Embora não seja obrigatório, seria altamente recomendado fazer adubações no meio da primavera, com um fertilizante rico em nitrogênio ou usar uma camada generosa composto orgânico ou esterco de gado bem curtido.

Quando cultivado em vaso, deve receber fertilizante líquido balanceado mensalmente durante a primavera-verão.

Fazer poda de limpeza removendo hastes fracas, mortas, danificadas ou finas na primavera. Se preferir mostrar as hastes coloridas, pode-se remover algumas das folhas inferiores do Bambu.

.

Controle

Ele se propaga enviando corredores subterrâneos, chamados rizomas, que enviam novos brotos em outros lugares. Portanto, deve-se tomar as devidas precauções, para evitar que o Bambu fique fora de controle.

Uma forma de resolver, é fazer uma contenção no subsolo cercando o bambu com folhas de metal, concreto ou uma barreira de raiz comprada em loja, a uma profundidade de 60 cm abaixo do solo e estendendo-se a um mínimo de 10 cm acima do solo.

.

Usos

Os colmos mantêm sua cor após a colheita, por isso são muito populares para artesanato e marcenaria.

.

Propagação

Multiplica-se por divisão na primavera.

.Bambu Preto - Phyllostachys nigra

.Bambu Preto - Phyllostachys nigra

.

.