ArbustosFloresFlores..

Camarão amarelo – Pachystachys lutea

Camarão amarelo - Pachystachys lutea

.

O Camarão amarelo é um arbusto, pertence à família Acanthaceae, nativo do Perú e Colômbia, perene, de 0,50-1,2m de altura e em seu habitat natural pode chegar a 2 metros de altura.

.

Descrição

Folhas simples e curto-pecioladas, de lamina membranácea, elipsoides, verde-escuras, com nervuras impressas na face superior, decorrente sobre o pecíolo, de 8-18 cm de comprimento.

O verde escuro das folhas ajudam a destacar a coloração marcante das inflorescências.

Inflorescências solitárias, terminais, em espigas muito ornamentais, com brácteas amarelas e flores brancas labeladas. Surgem na primavera-verão e atraem beija-flores.

Não frutifica fora do habitat natural.

Em paisagismo é indicado para: cultivo isolada ou em grupos visando a formação de maciços coloridos; em forma de renques acompanhando muros, muretas, paredes e em vasos.

Faz mais efeito em conjunto com folhagens de tons avermelhados, como acalifas, dracenas e iresines vermelhas.

.

Cuidados com o Camarão amarelo

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico.

Cultivado a pleno sol ou meia sombra, porém em regiões de clima mais quente, a planta prefere uma área sombreada a tarde.

Aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, solto, enriquecido com farinha de osso e bem drenado.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.

Precisa de alta umidade do ar, quando o tempo estiver quente e seco, se possível pulverizar água nas folhas. Níveis mais baixos de umidade serão tolerados, porém a planta será mais suscetível a moscas-brancas, pulgões e ácaros.

Fertilizar no início da primavera com adubo mineral 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante.

.É interessante fazer uma poda no final do inverno. Isto vai fazer com que surjam ramos novos, aumentando a massa floral. Sem a poda, a planta se torna longa, pernalta e pesada.

.

Propagação

Multiplica-se facilmente por estacas, principalmente se cortadas no final do florescimento e enraizadas em local protegido.

.

.

Camarão amarelo - Pachystachys lutea.

Camarão amarelo - Pachystachys lutea

.