Cactos e SuculentasFlores

Gênero Stapelia

Gênero Stapelia
Foto de Cintia por Pixabay

.

O Gênero Spatelia é formado por plantas suculentas, perenes, nativas da África Oriental e Austral e da Arábia

Spatelia é um gênero de plantas da subfamília Asclepiadaceae (possui 250 gêneros), que pertence a família Apocynaceae. Entre esses 250 gêneros, os considerados mais interessantes são: Huernia, Edithcolea, Orbea, Hoodia e tridentea.

Um fato curioso que todas estes gêneros possuem, são flores belíssimas, mas com um odor horrível que lembra carniça ou peixe podre.

Existem cerca de 50 espécies neste gênero.

.

Descrição

Os caules suculentos, angulares e verdes, porém os caules de um pequeno grupo de espécies são acinzentados com roxo mais escuro nas ranhuras entre os ângulos. A espessura das hastes varia de 5 mm a 5 cm de diâmetro. Os tubérculos nas hastes são achatados lateralmente e unidos verticalmente em fileiras contínuas, tornando as hastes com 4 ângulos. Cada tubérculo apresenta um pequeno rudimento foliar, que tem a vida curta e deixa uma cicatriz redonda na ponta do tubérculo.

.

Gênero Stapelia

.

Os caules crescem eretos, ramificando-se principalmente a partir da base, esta espécie pode formar aglomerados de até dois metros de diâmetro e desenvolvem uma cor avermelhada sob forte luz solar.

.

Gênero Stapelia
Stapelia gigantea                          Foto de BotBln – wikipedia

As inflorescência das espécies de flores grandes, apresentam flores geralmente na base da planta ou próximo a ela, já as flores das espécies menores estão dispersas em várias alturas nas hastes. 

As flores têm formato de estrelas, com cinco lóbulos, que podem ser vermelhas, roxas ou amarelas, geralmente com padrões interessantes de faixas. São extremamente variáveis em tamanho que podem ser de 6 mm a 40 cm de diâmetro. A maioria das flores de Stapelia são visivelmente peludas e cheiram a carne podre quando florescem, dando origem ao seu nome comum de “flores carniceiras”.

Sua polinização é realizada por moscas que são atraídas pelo cheiro das flores semelhante ao da carniça.

Após a polinização bem-sucedida, cada flor produz duas estruturas semelhantes a chifres chamadas folículos. Ao longo de cerca de um ano, os folículos amadurecem e eventualmente se dividem em um lado para revelar sementes adaptadas para dispersão pelo vento; eles são achatados e cobertos por um tufo de cabelos chamado coma.

Algumas espécies de Spatelias, as de flores grandes dão um bom espetáculo quando cultivadas em massa em jardins desérticos, e as espécies de flores pequenas são adequadas para vasos de plantas.

Essas plantas são muito procuradas por colecionadores.

.

Cuidados com o Gênero Stapelia

Clima – Tropical, Subtropical, Mediterrâneo.

Aprecia o clima quente e seco. Uma temperatura mínima de inverno de 10 °C é aceitável, desde que as plantas sejam mantidas secas.

Cultivada a pleno sol, meia sombra ou luz difusa, depende da variedade. Muitas espécies de Stapelia vivem sob arbustos em seu habitat natural e preferem luz difusa em vez de pleno sol, embora na sombra os caules não possam colorir.

O substrato deve ser bem arenoso, rico em matéria orgânica que tenha uma excelente drenagem, próprio para cactos e suculentas.

Uma camada de areia na superfície do composto evita que a umidade se acumule ao redor da base dos caules.

As regas devem esparsas, irrigar somente quando o solo estiver completamente seco. O solo encharcado causa o apodrecimento da raiz. Essas plantas necessitam de um período “sem” água no inverno (fase de dormência). Elas podem sobreviver por longos períodos sem água, mas devem ser regadas antes que encolham demais e não consigam se recuperar.

Usar fertilizantes para rosas do deserto, cactos ou suculenta, durante o período de crescimento.

Recomenda-se o replantio a cada 2 anos, com preferencia em vasos de barro, no início da primavera.

.

Sobre o Gênero Stapelia

O cheiro pútrido das flores de muitas espécies atrai moscas e outros insetos para a polinização. Foi relatado que as moscas às vezes são tão enganadas pelo odor que depositam seus ovos ao redor da coroa carnuda, convencidas de que ela será uma fonte de alimento para as larvas em incubação. O forte cheiro de carniça às vezes é reconhecível a grande distância, especialmente nas tardes quentes.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e por estacas.

As sementes demoram cerca de um ano para amadurecer, mas germinam rapidamente após a semeadura. As sementes frescas geralmente germinam melhor. Semeie na primavera em solo arenoso, leve e bem drenado, misturado com composto. Levam de 2 a 5 anos para florescer quando cultivadas por sementes.

A propagação por estacas de caule é o método mais fácil utilizado. Deixe as mudas secarem um dia antes do plantio. Os caules devem ser colocados em composto arenoso e então criarão raízes na parte inferior. As estacas podem florescer no primeiro ano, dependendo do tamanho da estaca.

.

Stapelia gigantea vermelha                     Foto de Dianakc – wikipedia

.

Gênero Stapelia
 Stapelia gigantea                        Foto de Artek – Pixabay

.

Stapelia asterias          Foto de Nathalia C G R Nathy

.