Cactos e Suculentas

Gênero Tridentea

Gênero Tridentea

.

O Gênero Tridentea é formado por plantas suculentas, perenes e nativas da África.

Tridentea é um gênero da subfamília Asclepiadaceae (possui 250 gêneros), que pertence a família Apocynaceae. Entre esses 250 gêneros, os considerados mais interessantes são: Huernia, Stapelia, Edithcolea, Orbea e Hoodia.

Um fato curioso que todas estes gêneros possuem, são flores belíssimas, mas com um odor horrível que lembra carniça ou peixe podre.

O Gênero Tridentea contém 30 espécies.

.

Descrição

Caules suculentos, tipicamente lisos, macios e parecem ter aproximadamente quatro arestas na seção transversal. Os quatro ângulos são marcados por fileiras de montes baixos de tubérculos. No crescimento jovem, cada tubérculo apresenta um pequeno remanescente de folha espalhado. Porém, eles caem com o tempo. Cada remanescente de folha é sempre cercado por vários pêlos minúsculos e grossos.

Folhas reduzidas a escamas, sésseis, espalhadas horizontalmente, ligeiramente contraídas na base.

Inflorescências pequenas, a partir da base do caule. As flores são em forma de estrela e achatadas, geralmente de cores vivas e seu interior geralmente é densamente papilado.

Sua polinização é realizada por moscas que são atraídas pelo cheiro e pela cor das flores semelhante ao da carniça.

Plantas do gênero Tridenteas são usadas como ornamental em jardins desérticos em todo o mundo, também são muito usadas como peça de decoração em casas e escritórios.

Essas plantas são muito procuradas por colecionadores.

.

Cuidados com as Tridenteas

Clima: Tropical, Subtropical, Temperado, Mediterrâneo.

Aprecia o clima quente e seco. Não tolera geadas, neve, chuvas intensas e temperaturas negativas.

Cultivada a pleno sol ou a meia sombra, depende da variedade. Muitas espécies de Tridentea vivem sob arbustos em seu habitat natural e preferem alguma sombra.

Cultivada em substrato bem arenoso, que tenha uma excelente drenagem, próprio para cactos e suculentas.

Uma camada de areia na superfície do composto evita que a umidade se acumule ao redor da base dos caules.

As regas devem esparsas, irrigar somente quando o solo estiver completamente seco. O solo encharcado causa o apodrecimento da raiz. Essas plantas necessitam de um período “sem” água no inverno (fase de dormência). Elas podem sobreviver por longos períodos sem água, mas devem ser regadas antes que encolham demais e não consigam se recuperar.

Usar fertilizantes para rosas do deserto, cactos e suculenta, durante o período de crescimento.

Recomenda-se o replantio a cada 2 anos, com preferencia em vasos de barro.

.

Taxonomia

Tridentea foi descrita pela primeira vez como gênero em 1812, e seu nome refere-se aos três “dentes” em cada segmento interstaminal de sua flor ( “tri-” = três; “dentis” = dentes). Posteriormente foi dividido, e o gênero Tromotriche foi criado para as dez espécies que foram separadas.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes (demorado) e por estacas.

A propagação por estacas de caule é o método mais fácil utilizado. Deixe as mudas secarem um dia antes do plantio. Os caules devem ser colocados em composto arenoso e então criarão raízes na parte inferior. As estacas podem florescer no primeiro ano, dependendo do tamanho da estaca.

.

Gênero Tridentea
Tridentea longipes

Foto de Nicola van Berkel – wikipedia

Gênero Tridentea
Tridentea gemmiflora

.