FloresTrepadeiras

Jasmim dos açores – Jasminum azoricum

Jasmim dos açores - Jasminum azoricum

.

O Jasmim dos açores – Jasminum azoricum é um arbusto escandente, pertence à família Oleaceae, nativo das Ilhas Canárias, perene, de crescimento moderado, semilenhoso, ramificado, com ramagem densa e longa, de até 4 metros de altura, com folhagem e florescimento ornamentais.

.

Descrição

Ramos, finos e ramificados, formando um emaranhado bastante denso.

Folhas opostas, compostas trifoliadas e pecioladas, com folíolos coriáceos, glabros e brilhantes, verde escuros, de margens inteiras, com 3-5 cm de comprimento.

Inflorescências em paniculas axilares e terminais amplas, com flores estreladas brancas, “muito perfumadas”, duráveis. Surgem no decorrer de quase todo ano em locais de clima quente, principalmente no verão-outono e atraem borboletas e outros insetos polinizadores.

Frutos são bagas escuras e pequenas.

Usado na decoração de jardins, revestindo pérgolas, caramanchões, cercas, grades, colunas e coroando muros. Também pode ser cultivado em vasos.

Deve-se evitar o plantio próximo às janelas dos quartos, mantendo uma distância de, no mínimo 30 metros, pois seu perfume pode causar alergia, dor de cabeça e o cheiro forte pode tornar-se enjoativo.

.

Cuidados com o Jasmim dos açores

Clima: Tropical, Subtropical, Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Temperado.

É resistente a geadas, ao frio, aos ventos e salinidade de áreas litorâneas.

Cultivada a pleno sol ou meia sombra.

Em solo fértil, rico em matéria orgânica e drenável.

As regas devem ser regulares, no primeiro ano após o plantio. Depois de bem estabelecida, torna-se tolerante a períodos de estiagem.

Precisa de condução com amarrilhos durante a implantação e podas para controlar a forma, porém a poda periódica prejudica o florescimento.

Adubar no início da primavera com composto orgânico enriquecido com farinha de osso, aproveitando para fofar a terra. No verão usar NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante.

.

Propagação

Multiplica-se por estacas de ramos semi-lenhosos no final da primavera e durante todo verão, postos a enraizar em substrato arenoso e mantido úmido.

Também pode ser propagada por alporquia.

.

Jasmim dos açores - Jasminum azoricum

.

Jasmim dos açores - Jasminum azoricum

.

.