Cactos e SuculentasFloresForrações

Maria sem vergonha – Impatiens hawkeri

.

A Maria sem vergonha é uma herbácea, pertence à família Balsaminaceae, nativa das Ilhas dos mares do Sul, perene, ereta, suculenta, de 30-50 cm de altura e com cerca de 40 cm de diâmetro.

.

Descrição

Hastes vermelho-escuras quase sem ramificação.

Folhas carnosas, glabras, em conjunto de 2-3 por nó, com a nervura central arroxeada, de 8-14 cm de comprimento. Entretanto ocorrem variedades híbridas em que as folhas são diversamente coloridas.

Flores grandes, circulares, com cinco pétalas em varias cores sólidas geralmente vermelhas, brancas e rosas, podem ser degradeés e mescladas de branco, laranja, salmão, rosa, vermelho e vinho. Surgem no decorrer do ano todo.

Atualmente ocorrem variedades híbridas muito mais floríferas e mais resistentes.

Usada na decoração de jardins formando maciços em meio à gramados; como bordadura ao longo de caminhos; junto a paredes e muros; mas também cultivadas em vasos e jardineiras tanto isolada como em composição com outras plantas.

.

Cuidados com a Maria sem vergonha

Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical.

Não tolera ventos.

Cultivada a pleno sol ou meia sombra.

O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, solto, enriquecido com farinha de osso e bem drenado.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.

Impatiens com folhas murchas, indicam falta de rega e se recuperam assim que recebem água suficiente, mas o definhamento repetido pode resultar em folhas e flores reduzidas.

Apesar de ser perene, é cultivada como planta anual ou bienal, porque com o tempo perde a beleza, tornando-se alta e sem folhas na base.

Bastante rústica, exige pouca manutenção, mas para uma planta mais ramificada fazer o “beliscamento” das pontas.

.

Sobre o Impatiens

Esta planta foi descoberta nas selvas da Nova Guiné no início dos anos 70. As amostras de plantas originais foram encontradas durante uma expedição conduzida pelo USDA e pelo Agriculture & Longwood Botanical Gardens da Pensilvânia.

Embora as plantas fossem bastante espinhosas e pouco atraentes, horticultores logo desenvolveram híbridos muito atraentes e de baixa manutenção.

A criação e desenvolvimento seletivo contínuo resultou em plantas que produzem flores grandes e vistosas, combinadas com uma bela folhagem variada.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e por estacas.

As estacas podem ser colocadas diretamente no jardim. Basta colocá-las no solo, de preferência em um local semi-sombreado. Geralmente, leva de duas semanas a um mês para o enraizamento. Uma vez enraizadas, as plantas podem ser transferidas para o local desejado.

O enraizamento de Impatiens também pode ser feito com água, as estacas se enraízam facilmente usando esse método. Simplesmente remova as folhas inferiores e coloque as mudas em um copo com água. Coloque-o em um local iluminado, ou seja longe da luz solar direta.

As estacas devem ser mantidas com uma distância de plantio de 40 cm a 40 cm.

.Maria sem vergonha - Impatiens hawkeri

.

Maria sem vergonha - Impatiens hawkeri

.

Maria sem vergonha - Impatiens hawkeri

 

Maria sem vergonha - Impatiens hawkeri

.

.