FloresOrquídeas

Orquídea Acianthera pectinata

Orquídea Acianthera pectinata

.

Orquídea Acianthera pectinata, pertence à família Orchidaceae, nativa do Brasil e Bolívia, perene, epífita, forma touceira e de 30-40 cm de altura.

.

Descrição

Folhas verde-claro com cerca de 6cm de comprimento, sustentada por uma haste fina e longa, com pseudo-bulbos de 4cm.

Uma característica dessa orquídea, é que quando suas folhas ficam pendentes, se fecham e ficam com aparência de uma concha virada para baixo. 

Inflorescências pequenas, em cachos de 20 flores que saem de dentro da folha. As flores são pequenas, de cor verde e duram aproximadamente de 20 dias. Surgem na primavera-verão.

Essa orquídea costuma florescer entre 2-3 anos.

Em jardins é cultivada em galhos de árvores, placas ou casca de madeira, também usada em vasos de barro e cachepós de madeira, tanto em ambientes internos como externos.

.

Cuidados com a Orquídea Acianthera

Clima: Tropical, Subtropical.

Cultivada a luz indireta. Seu cultivo é feito em ripados com cobertura de sombrite com sombreamento de 70% e boa ventilação.

O substrato de cultivo é o igual a todas as orquídeas, casca de coco, cascalho, musgo, entre outros, desde que bem drenável, porém, a Acianthera prefere as raizes soltas, fixadas em placas de madeira.

As regas devem ser regulares, diminuindo no inverno. Não gosta de ambientes com muita umidade.

Usar um bom adubo foliar e orgânico a cada 2 meses.

.

Sobre a Acianthera

Do grego pleura = lado e thallos = broto, em relação ao surgimento de brotos ao lado do caule, o que ocorre em muitas espécies.
pectinata: do latim pecten = pente, em relação ao formato do labelo, que se parece um pente.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e por divisão da planta.

.