FloresOrquídeas

Orquídea Capuz de Freira – Phaius tankervilleae

Orquídea Capuz de Freira - Phaius tankervilleae

.

A Orquídea Capuz de Freira pertence à família Orchidaceae, nativa da Índia, China, Malásia e Austrália, perene, terrestre, ereta, não ramificada, rizomatosa, de 40-50 cm de altura, apresentando folhagem e florescimento ornamental.

.

Descrição

Pseudobulbos ovóides ou cônicos, verdes, de 3-8 cm de comprimento.

Folhas coriáceas, plissadas, glabras, originadas diretamente de pseudobulbos curtos posicionados ao nível do solo.

Inflorescências em racemos eretos, projetadas bem acima da folhagem com ate 25 flores. As flores possuem aproximadamente 7 centímetros de largura, são esbranquiçadas por fora e castanhas avermelhadas por dentro. Surgem na primavera e duram de 17-18 dias.

Em jardins é usada isolada ou em grupos formando maciços; em renques acompanhando muros e paredes. Também são cultivadas em vasos e jardineiras.

.

Cuidados com a Orquídea Capuz de Freira

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico.

Floresce mais intensamente em climas úmidos e não tolera a geadas.

Cultivada a meia sombra ou sob luz indireta.

O substrato adequado para orquídeas terrestres é composto por terra comum, terra vegetal e material fibroso (como casca de pinus ou de coco).

As regas devem ser regulares, mantendo o substrato levemente úmido, mas não encharcado. O Phaius precisa de umidade média de 80% no verão e 60% do inverno a primavera.

Durante a primavera e verão, as plantas devem ser fertilizadas a cada 15 dias, com metade da dose de fertilizante recomendada para orquídeas.

Phaius floresce em recipientes pequenos, no entanto os vasos grandes são melhores porque fornecem à planta estabilidade e espaço para o extenso sistema radicular.

Quando cultivada em regiões tropicais, pode se tornar invasiva.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes, por separação das brotações e por propagação do nó do caule da flor.

Para isso, após a floração, o escapo é colocado inteiro ou em seções em um meio como o musgo Sphagnum ou colocado em um recipiente com água. As plântulas emergem dos nós e, quando grandes o suficiente, são removidas e colocadas em vasos.

 

Orquídea Capuz de Freira - Phaius tankervilleae

.

.