ÁrvoresJardinagem

Tipos de Ipê Amarelo – Tabebuia

Tipos de Ipê Amarelo - Tabebuia

.

O Ipê Amarelo, é o nome popular de quase 100 espécies de árvores do gênero Tabebuia.

Tipos de Ipê Amarelo – As que mais se destacam, porém, são as seguintes:

.

Tipos de Ipê Amarelo - Tabebuia
Tabebuia chrysotricha – Cultivada em solo rico em matéria orgânica, bem drenado, de 4-10 m de altura, de crescimento rápido. Floresce de agosto a setembro e ocorre do Espírito Santo até Santa Catarina. Pode ser usada em praças e ruas de nossas cidades. É particularmente útil para arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas em virtude de seu porte pequeno.

Tipos de Ipê Amarelo - Tabebuia

Tabebuia alba  –  Cultivada em solo fértil, rico em matéria orgânica, úmido, de 20-30 m de altura, de crescimento rápido. Floresce de julho a setembro e ocorre com frequência no Rio de Janeiro e Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Pode ser usada com sucesso em paisagismo, principalmente em fazendas, sitios, ruas e praças devido ao seu grande porte.

Tipos de Ipê Amarelo - Tabebuia

Tabebuia caraiba  –  Cultivada em solo rico em matéria orgânica, muito úmido ou até pantanoso, de 12-20 m de altura, de crescimento lento. Floresce de agosto a setembro e ocorre na Região Amazônica a Nordeste até São Paulo e Mato Grosso do Sul. Por ser extremamente ornamental, pode ser usada em grandes áreas como sítios, fazendas, praças, na arborização e no paisagismo.

Tabebuia ochracea  –  Cultivada em solo característico do serrado, bem drenado, de 6-14 m de altura, de crescimento moderado. Floresce no final de julho a meados de setembro e ocorre em Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. É muito usado em paisagismo devido ao seu porte, podendo ser usados em jardins, praças, ruas.  Tipos de Ipê Amarel

Tipos de Ipê Amarelo - Tabebuia

Tabebuia serratifolia  –  Cultivada em solo bem drenado, de 8-20 m de altura, de crescimento moderado. Floresce de agosto a novembro e ocorre com muita frequência na região Amazônica e esparsa desde de o Ceará até São Paulo. Árvore extremamente ornamental quando em flor, o que é facilmente notada na floresta Amazônica durante sobrevôo. É excelente para o paisagismo em geral.

Tabebuia umbellata  –  Cultivada em solo muito úmido, adaptadas à terrenos brejosos, de 10-15 metros de altura, de crescimento lento. Floresce de agosto a outubro e ocorre em Minas Gerais e Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul. Pode ser empregada com sucesso no paisagismo, principalmente na arborização de ruas.

Tipos de Ipê Amarelo - Tabebuia
Tabebuia vellosoi  –  Cultivada em solo fértil, úmido, de 15-25 metros de altura, de crescimento lento. Floresce julho a setembro e ocorre em Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio de Janeiro. Devido seu grande porte, é a menos cultivada entre todos os ipês. Sendo o mais usado em arborização de parques e praças.