FloresForrações

Vedélia – Sphagneticola trilobata

Vedélia - Sphagneticola trilobata

.

A Vedélia – Sphagneticola trilobata é uma herbácea, pertence à família Asteraceae, nativa da América tropical, perene, de crescimento rápido, de 40-60 cm de altura e muito ornamental.

.

Descrição

Hastes arredondadas, rasteiras, ramificadas, prostradas, de até 40 cm de comprimento, enraizando nos nós e estolões e assim se espalhando por até 2 metros de comprimento ou mais.

Folhas simples, trilobadas, cartáceas, áspero-tomentosas, verde-escuras, brilhantes, com margens serrilhadas ou irregularmente dentadas.

Inflorescências com numerosas flores pequenas reunidas em capítulos axilares, solitários, amarelos e esparsos, dispostos acima da folhagem. Surgem durante quase o ano todo e atraem borboletas.

Frutos são marrons, secos e duros. As sementes são aquênicas, tuberculadas e com 4-5 mm de comprimento.

Em jardins é usada em grupos para forração de solo, formando um tapete espesso. A planta também pode ser usada em vasos e cestas suspensas onde caem em forma de cascata.

.

Cuidados com a Vedélia

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânico, Temperado.

Tolera altas temperaturas, é bastante resistente ao sal e cresce bem à beira-mar.

Cultivada a pleno sol, onde floresce mais ou a meia sombra, mas tolera a sombra.

Muito rústica, cresce em uma ampla gama de solos, incluindo areia pobre em nutrientes, solos salinos, áreas pantanosas ou encharcadas.

De crescimento rápido pode abafar as coberturas próximas, assim a planta deve ser podada regularmente. A planta é extremamente resistente e pode lidar com a poda quase até o chão.

.

Sobre a Vedélia

É considerada uma erva daninha.

A Vedélia invade áreas agrícolas, estradas e trilhas, córregos, locais de resíduos e locais perturbados. Forma um denso emaranhado de vegetação que dispersa espécies nativas e outras espécies de plantas. Isso impede a regeneração e o crescimento das espécies desejadas.

A planta é extremamente resistente e pode sobreviver à seca, ao congelamento, ao corte e à sombra pesada. Sendo muito difícil de erradicar.

Sphagneticola trilobata está listado na ” Lista das 100 piores espécies invasoras do mundo ” da IUCN.

É adquirida como uma planta ornamental ou cobertura do solo e através do descarte de resíduos de jardins, se espalhada nas áreas circundantes.

.

Benefícios

Devido ao seu comportamento estolonífero e rasteiro, é muito utilizada como forração, para proteger taludes e barrancos, visando o controle da erosão.

.

Planta Tóxica

Todas as partes da planta contêm ivalina, tóxica para os mamíferos quando ingerida e conhecida por resultar em fetos abortados em animais de fazenda.

.

Propagação

Multiplica-se facilmente através de mudas que são formadas pelo corte das hastes enraizadas em contato com o solo.

A propagação é principalmente vegetativa, pois as sementes geralmente não são férteis.
.

Vedélia - Sphagneticola trilobata

.

Vedélia - Sphagneticola trilobata

.

Vedélia - Sphagneticola trilobata

.

.