ArbustosFlores

Verônica – Hebe speciosa

Verônica - Hebe speciosa

.

A Verônica – Hebe speciosa é um arbusto, pertence à família Scrophulariaceae, nativo da Nova Zelândia, perene, semilenhoso, ereto, pouco ramificado, muito variável morfologicamente, de 0,7-1,5 metros de altura, de folhagem e florescimento ornamentais.

.

Descrição

Folhas coriáceas, espessas, quase sésseis, verde-brilhantes em cima e na face inferior mais claras e pubescentes, de 6-10 cm de comprimento.

Inflorescências em espigas axilares na região apical dos ramos, cônicas e densas, geralmente opostas, de até 8 centímetros de comprimento. Cada flor tem pouco menos de um centímetro de largura e uma garganta curta que se espalha em uma corola de quatro lóbulos, com dois estames muito longos, com flores nas cores roxa, branca, rósea ou azul. Surgem no verão.

O fruto é uma cápsula contendo sementes planas e lisas.

Em paisagismo pode ser cultivado isoladamente como arbusto de crescimento livre; em grupos formando maciços para amplas áreas, mas também em grupos visando a formação de renques ao longo de cercas e grades.

.

Cuidados com a Verônica – Hebe

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Oceânica.

Planta de introdução recente no país, desenvolve-se bem até nos subtropicos quentes e pode tolerar a exposição marítima.

Cultivado a pleno sol ou a meia sombra.

Planta rústica pode crescer em solos nutricionalmente pobres, mas aprecia o solo fértil, rico em matéria orgânica, solto e bem drenado.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.

Fertilizações são apreciadas. No fim do inverno com composto orgânico e farinha de osso e durante os períodos de floração, com adubo mineral 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante.

de preferência de manhã ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte. Suspender a adubação quando a planta estiver nos meses de dormência – nesse período, ela não tem atividade nenhuma.

.

Sobre a Hebe

Esta planta pode ser cultivadaôô em áreas urbanas, por tolerar bem a poluição atmosférica.

A Hebe está incluída na lista do Tasmanian Fire Service de plantas de baixa inflamabilidade, indicando que é adequada para cultivo dentro de uma zona de proteção de edifícios.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e por estacas.

.

Verônica - Hebe speciosa

.

Verônica - Hebe speciosa

.

.