FloresForrações

Véu-de-noiva – Gibasis pellucida

Véu-de-noiva - Gibasis pellucida

.

O Véu de noiva – Gibasis pellucida é uma herbácea, pertence à família Commelinaceae, nativa da Jamaica e da América Tropical, perene, prostrada, possui crescimento rápido, de até 0,90 cm de altura e muito ornamental.

Também conhecido como: Gibasis gesticulata, Tradescantia pelúcida e Tradescantia multiflora.

.

Descrição

Ramos suculentos, rasteiros ou prostrados com enraizamento nos nós, com ramificações numerosas, longas e finas, arroxeadas, com nós e entre nós longos, articulados.

Folhas ovais a lanceoladas, acuminadas, alternas, verde-escuras, brilhantes, ararroxeadas na face de baixo, de 4-7 cm de comprimento.

Inflorescências terminais, em racemos ralos, com floração abundante. As flores são pequenas, solitárias, brancas, com três pétalas, axilares ou terminais. Surgem o ano todo.

Fruto do tipo cápsula, ovóide, com poucas e grandes sementes de cor castanha.

Em paisagismo é usada como planta pendente em vasos, cestas e canteiros suspensos, que caem em cascata como um véu de noiva. Adequada também para forração em canteiros.

.

Cuidados com o Véu de noiva

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial.

Cultivada sob meia-sombra ou luz difusa. 

O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e drenável.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.

No início da primavera e verão usar fertilizante líquido NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante.

Recomenda-se fazer podas leves para renovação da folhagem quando necessário, para promover o crescimento de folhagem nova e fresca.

Apesar de muito usado em jardins verticais, o véu-de-noiva não deve ser plantado muito próximo um vaso do outro porque pega ácaros com facilidade. A presença dessas minúsculas aranhas vermelhas é facilmente detectada.

Se notar uma infestação de ácaros, crie um espaçamento maior entre as plantas e borrife toda a folhagem, frente e principalmente verso, com um inseticida.

.

Propagação

Multiplica-se por com facilidade por estacas da ramagem que emitem raízes nos nós e por divisão de touceira.

.

Véu-de-noiva - Gibasis pellucida

.

Véu-de-noiva - Gibasis pellucida

.

.