Flores

Watsonia – Watsonia fulgens

Watsonia - Watsonia fulgens

.

A Watsonia – Watsonia fulgens é uma herbácea, pertence à família Iridaceae, nativa da África do Sul, perene, bulbífera, entouceirada, ereta, robusta, de 0,90-1,5 metros de altura e muito ornamental.

.

Descrição

Folhas basais, rígidas, laminares, em forma de espada, glabras, dispostas em leque, de 25-28 cm de comprimento.

Inflorescências em espigas abertas e eretas, dispostas bem acima da folhagem, com flores vermelho-alaranjadas, de tubo recurvado na base. Surgem no verão.

Em paisagismo é usada em grupos visando a formação de maciços densos para jardins com amplos gramados; ao longo de caminhos, muros e cercas; também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.

.

Cuidados com a Watsonia

Clima: Subtropical, Temperado, Mediterrâneo, Continental.

Aprecia o frio, sendo indicada apenas para as regiões de altitude do Sul e Sudeste do pais, onde chega a ocorrer em algumas áreas de maneira subespontânea.

Cultivada a pleno sol ou meia sombra.

O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e drenado.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.

Adubar a cada 30 dias, durante a florada com adubo líquido NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e por bulbilhos produzidos nas inflorescências, bem como pelos bulbos subterrâneos, destacados da touceira no final do inverno.

.

Watsonia - Watsonia fulgens

.

.