Arbustos

Azevinho – Ilex aquifolium

Azevinho - Ilex aquifolium

.

O Azevinho – Ilex aquifolium é um arbusto, pertence à família Aquifoliacea, nativo da Europa e Ásia ocidental, perene, de até 20 metros de altura, mas geralmente e encontrado em alturas muito menores, de 2-3 metros.

Muitas centenas de híbridos e cultivares foram desenvolvidos para o uso no jardim.

.

Descrição

Caule lenhoso, ereto, muito ramificado.

Folhas alternas, simples, com pecíolos curtos, coriáceas, brilhantes, verde escuras, embora ocasionalmente variegadas, onduladas com espinhos na margem, de 3-10 cm de comprimento e 2-5 cm de largura.

Flores pequenas, podem ser amarelas, brancas ou rosadas e sem importância ornamental. Surgem na primavera.

Frutos globosos, vermelho brilhantes ou amarelos e muito decorativos. Persistem por todo inverno e amadurecem no verão. São apreciados por pássaros, roedores e herbívoros.

Em jardim é usado como ponto focal em meio a gramados; em grupos formando maciços e como cerca-viva. Podem ainda ser cultivados em vasos para ornamentar pátios e terraços.

Seus ramos são muito usados na decoração de natal e para adornar arranjos florais.

.

Cuidados com Azevinho

Clima: Temperado, Subtropical, Mediterrâneo.

Cultivado a pleno sol ou meia sombra. Precisa de atmosfera úmida e local protegido do vento.

Prefere solo fértil, leve, rico em matéria orgânica e bem drenado.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.

Os azevinhos possuem espécies que se ajustam a maioria dos solos e condições climáticas, inclusive a poluição atmosférica e os ventos marinhos. É, portanto, perfeitamente possível encontrar seus representantes sendo cultivados em praticamente todo o mundo.

É recomendado fazer uma adubação anual com matéria orgânica. No início da primavera usar adubo orgânico, enriquecido farinha de osso.

Pode ser podada regularmente na primavera para reduzir seu tamanho ou se cultivada como uma cerca-viva. É melhor usar luvas ao podar o azevinho para proteger contra as folhas espinhosas.

.

Sobre o Azevinho

O Azevinho é uma planta dióica, o que significa que existem plantas masculinas e plantas femininas. O fruto só aparece em plantas femininas e precisam de plantas masculinas próximas para fertilizá-las.

O sexo não pode ser determinado até que as plantas comecem a florescer, geralmente entre 4-12 anos de idade. Em espécimes masculinas, as flores são amareladas e aparecem em grupos axilares e na planta feminina, as flores são brancas ou ligeiramente rosadas e aparecem isoladas ou em grupos de três.

.

Planta Tóxica

Os frutos do azevinho, são considerados tóxicos para os seres humanos. O consumo acidental pode ocorrer por crianças ou animais de estimação atraídos pelas frutas vermelhas brilhantes.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e por estacas de ramos novos, no final da primavera e início do verão.

.

.

Azevinho - Ilex aquifolium

.

.