FloresOrquídeas

Orquídea Spathoglottis plicata

.

Orquídea Spathoglottis plicata, pertence à família Orchidaceae, nativa Tailândia, Vietna, Borneo, perene, terrestre, com porte de até 40 cm de altura com pendões florais que alcançam 80 centímetros.

.

Descrição

Folhas plissadas de cor verde-médio que emergem de um pseudobulbo cercado por bases foliares fibrosas persistentes.

Inflorescências em hastes eretas com até 10 flores muito perfumadas. As flores são pequenas de 4 cm de diâmetro, podendo ser rosa, branco, lilás e amarelo. Surgem no verão e sua florada dura em torno de 20 dias, podendo florir mais de uma vez ao ano quando bem cultivada.

O fruto é uma cápsula de cerca de 3 mm de comprimento, verdes e cilíndricas.

Em jardins é usada em grupos formando grandes touceiras de onde surgem longas hastes originando belas flores ao longo do ano. As folhas plissadas são chamativas e tornam a planta uma boa opção mesmo quando desprovida de sua flores.

.

Cuidados com a Orquídea Spathoglottis

Clima: Tropical, Subtropical. Não tolera geadas.

Cultivada a meia sombra, o sol da manhã.

Pode ser cultivada em solo fértil, rico em matéria orgânica, com um pouco de casca de pínus e bem drenado.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.

Aprecia regiões úmidas, e em seu habitat natural e vista crescendo à beira de brejos e de terrenos alagados nas estações chuvosas.

Fertilizar a cada 2 meses com húmus de minhoca e semanalmente com adubo foliar NPK 20-20-20, basta diluir uma colher de café em 1 litro de água e borrifar a folhagem de preferência de manhãzinha ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte. Suspenda a adubação quando a planta estiver nos meses de dormência.

Quando bem cultivada forma touceiras rapidamente.

Na natureza, essas orquídeas não abrem suas flores completamente, mas em cultivo foram criadas para serem muito mais vistosas e florir abundantemente.

Em climas tropicais, podem se tornar uma espécie invasora, portanto, depois da floração, recomenda-se remover a haste para manter a planta saudável e prevenir a produção de sementes que sugam a energia da planta.

.

Sobre a Spathoglottis plicata

O nome deste gênero, Spathoglottis, origina-se do grego: spathe, que significa “flor”, e glotta, que significa “língua”. Relacionado com o formato do labelo.

A Spathoglottis plicata, é amplamente distribuída no Sudeste Asiático e escapou do cultivo para se naturalizar em todo o Caribe, Flórida e Havaí.

O estado de conservação da Spathoglottis plicata não foi determinado, mas está listada como uma planta daninha ambiental no Havaí e em algumas ilhas do Caribe, que pode ser invasiva em habitats sensíveis.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes e por divisão da planta.

Após a flor ser fertilizada, as sementes levam cerca de seis semanas para se desenvolverem. Quando madura, a cápsula se abre e milhares de sementes minúsculas são levadas pelo vento.

.

.

.

.

.