Horta e Pomar

Acerola – Malpighia emarginata

acerola

.

Acerola – Malpighia emarginata é um arbusto, pertence à família malpighiaceae, nativa América Central, América do Sul e das ilhas do Caribe, perene e de até 3 metros de altura.

.

Descrição

Tronco com ramificação compacta ou espalhada.

Folhas simples, opostas, ovaladas a lanceoladas, pequenas, brilhantes e de cor verde-escura. As margens das folhas podem ser inteiras ou onduladas.

Inflorescências do tipo corimbo e despontam na axilas foliares. As flores são hermafroditas, com pétalas franjadas, de cor rósea-esbranquiçada e dispostas em cachos. Surgem durante o ano todo.

Frutos são do tipo drupa, com casca lisa, delicada, brilhante, polpa carnosa, suculenta e aromática, com três gomos que protegem respectivamente três sementes. Os frutos podem ser de cor laranja ou vermelha quando maduros, de acordo com a cultivar. Os frutos amadurecem de 22-30 dias após a floração.

.

acerola.

Cuidados com a Acerola

Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial, Semi-arido, Oceanico, Mediterraneo.

Prefere temperaturas na faixa de 15 ºC a 32 ºC, com média anual de cerca de 26 ºC.

Nas regiões norte, nordeste e centro-oeste, onde o clima é permanentemente quente, a acerola frutifica ao longo do ano todo, enquanto que no sul e sudeste, com estações mais marcadas, a frutificação costuma se concentrar na primavera e verão.

Cultivada a pleno sol.

Não há exigências específicas quanto ao tipo de solo, sendo possível cultivá-la tanto nos solos arenosos como nos argilosos, mas aprecia o solo fertil, rico em materia organica, profundo e drenavel.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente umido. Cresce e produz satisfatoriamente quando as chuvas variam entre 1200 e 1600mm anuais, bem distribuídos. Não tolera estiagem prolongada ou encharcamento.

Para uma boa produção de frutos convém irrigar e fertilizar durante os meses de floração e frutificação.

A aceroleira prefere adubos orgânicos, que contribuem para que os frutos fiquem maiores e a planta mais produtiva.

Após o pegamento da muda, são necessárias podas de formação para conduzir a planta em haste única até a altura de 30 a 40cm do solo. Daí em diante, deve-se orientar a brotação de três a quatro ramos bem localizados e distribuídos, que formarão a estrutura básica da copa.

Pode ser plantada em vaso para consumo doméstico.

.

Propriedades nutricionais do fruto

A acerola é rica em vit C, Vit A, em ferro e cálcio.

O teor de ácido ascórbico em 100 gramas de polpa de acerola excede mil miligramas, valor equivalente aos comprimidos efervescentes contendo um grama de vitamina C. Bastam de 2-4 acerolas por dia, para fornecer ao organismo humano toda a vitamina C de que ele precisa.

Mesquita e Vigoa, no livro “La Acerola”, demonstraram que o alto teor de ácido ascórbico e a presença de antocianinas no fruto de acerola promovem ação antioxidante. Bsoul e Terezhalmy, em seu livro “Vitamin C in health and disease”, de  descrevem que, além da ação antioxidante sobre os radicais livres, os frutos da acerola possuem ação imunoestimulante, estimulam a formação do colágeno, importante para a mucosa oral, pois diminui a permeabilidade a endotoxinas.

.

acerola

 

Variedades

A aceroleira possui diferentes variedades, como acerolas doces, semidoces e ácidas. As variedades doces são recomendadas principalmente para consumo in natura. As ácidas são mais utilizadas na indústria. A semidoce, por sua vez, apresenta sabor intermediário, podendo ser consumida in natura ou industrializada.

As ácidas são mais ricas em vitamina C.

Há centenas de cultivares de acerola, com diferentes características fenotípicas e capacidades de adaptação a diversos climas e solos.

.

Variedades mais usadas no Brasil

Variedades doces

Manoa Sweet- produz frutos com coloração amarelo-avermelhada quando maduros. Essa variedade é recomendada para plantios caseiros.

Tropical Ruby – tem os frutos idênticos aos da Manoa Sweet e pode atingir até cinco metros de altura.

Hawaiian Queen – deve ser conduzida a formar tronco único. É uma das seleções recomendadas para a produção de frutas frescas.

Variedades ácidas

– J. H. Beaumont – é um clone baixo, compacto, com ramagem densa que pode ser conduzido para formar arbusto de tronco único. Seus frutos têm coloração laranja avermelhada, com boa produtividade.

– F. Rehnborg – apesar de ser altamente produtiva, esta variedade tem baixo teor de vitamina C. Entretanto, pode ser facilmente conduzida para formar tronco único. Apresenta fruto grande, com coloração laranja avermelhada, passando para vermelho-escuro quando maduro.

– F. Haley – esta variedade adapta-se melhor às regiões mais secas. Seus frutos, de tamanho médio, têm coloração vermelho-púrpura.

– Red Jumbo – embora seja um arbusto baixo, sua frutificação é relativamente alta e o fruto de tamanho grande. Seus frutos têm uma coloração bem atrativa que passam do vermelho-cereja para o vermelho-púrpura quando maduros.

– Maunawili – esta variedade não se destaca quanto ao seu teor de Vitamina C, demonstrou ser bem eficiente quando plantada em áreas chuvosas. Trata-se de uma planta de fácil manejo, com crescimento rápido. Seus frutos têm a coloração vermelho-cereja e até vermelho-púrpura quando maduros.

.

Propagação

Multiplica-se por sementes, por estaquia e por enxertia.

Na propagação da acerola por meio de estacas, utilizam-se as pontas dos ramos vigorosos de plantas jovens. As mudas, propagadas por estaquia por enxertia, devem ser adquiridas de entidades ou produtores credenciados e idôneos.

O plantio deve ser feito de preferencia no início ou durante os meses da estação das chuvas, exceto no inverno, entretanto o plantio pode ser feito em qualquer época do ano, se houver disponibilidade de irrigação no cultivo da fruteira.

Espaçamento – Pode variar entre 5 x 5 metros, 6 x 4 metros e 5 x 4 metros.

Dependendo das condições climáticas locais e da condução do plantio, a partir de oito meses surgem os primeiros frutos da aceroleira. Após o terceiro ou quarto ano do plantio, a planta adulta chega a produzir 40 quilos de acerolas por planta ao ano.

.acerola

.

acerola

.